Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos

DSpace/Manakin Repository

Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Neves, Lúcia, orient.
dc.contributor.author Neves, Maria do Rosário Diniz Albernaz
dc.date.accessioned 2013-10-14T16:45:25Z
dc.date.available 2013-10-14T16:45:25Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4047
dc.description Orientação : Lúcia Neves pt
dc.description.abstract A presente investigação tem como objetivo analisar e compreender os motivos que levaram um grupo de adultos a frequentar um processo de formação, depois de terem abandonado precocemente a escola formal, quando seria de esperar a sua frequência. Sendo Portugal um país em que se tem verificado um elevado abandono escolar precoce, apesar das melhorias nas últimas décadas, torna-se necessário conhecer as razões desse abandono e, ao mesmo tempo, procurar compreender as motivações dos adultos para o regresso a um percurso educativo. Numa altura em que as experiências e as aprendizagens informais e não formais assumem um lugar de destaque no currículo individual, assim como a aprendizagem ao longo da vida, torna-se pertinente a reflexão acerca da necessidade crescente demonstrada pela população adulta em atualizar os seus conhecimentos e ver formalmente reconhecidas as competências adquiridas ao longo da sua vida. Assim, foi realizada uma análise documental de entrevistas efetuadas aos adultos, antes da frequência da sua formação, num Centro de Novas Oportunidades. Os resultados obtidos foram discutidos à luz da investigação recente neste domínio. pt
dc.description.abstract This research aims to analyze and to understand the reasons why a group of adults decided to frequent a process of adults’ education, after they abandoned the formal school when they should frequent it. Portugal is a country where one could verify a high level of earlier school abandon and, despite the improvement in this matter, it is necessary to know the reasons of that abandon, and at the same time to understand the motivations for the return to school. In a time when the experiences and the non-formal and informal learning take a prominent place in the individual curriculum, as well as the concept of life-long learning it becomes important the reflection about the overcoming necessity of the adult population in updating their knowledge and having formally recognized the skills acquired throughout their lives. For this research it was conducted document analysis of the interviews with adults who attend their school. The results were discussed accordingly with the recent investigation in this matter. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject PSICOLOGIA EDUCACIONAL pt
dc.subject ABANDONO ESCOLAR pt
dc.subject APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL PSYCHOLOGY en
dc.subject DROPPING OUT en
dc.subject LIFELONG LEARNING en
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
TESE - FATORES ... EM EDUCAÇÃO DE ADULTOS.pdf 760.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account