A imprensa e a farmácia : publicidade e medicamentos no século XIX

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A imprensa e a farmácia : publicidade e medicamentos no século XIX

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dc.contributor.advisor Neto, João, orient.
dc.contributor.author Martinho, Rui Manuel Gonçalves
dc.date.accessioned 2013-09-09T18:13:12Z
dc.date.available 2013-09-09T18:13:12Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/3943
dc.description Orientação : João Neto ; Co-orientação : Alexandre Silva pt
dc.description.abstract A influência da Publicidade na sociedade do século XIX foi notória. Utilizando a Imprensa como veículo de eleição, a Publicidade disseminou ideias, cultura, hábitos, elegância e bom gosto. Mas mais importante do que isso, a Publicidade gerou mercados, aumentou a demanda, intensificou a produção e reduziu preços. O desenvolvimento tecnológico adveio da Revolução Industrial permitiu tornar as técnicas publicitárias mais atractivas ao observador e futuro consumidor. A utilização de figuras, inicialmente a preto e branco e posteriormente a cores, foi um excelente exemplo disso. Os anúncios publicitários a medicamentos, alguns deles de fórmula secreta, foram uma prática comum no século XIX. E dessa forma, seduzidos pelo sucesso que esses anúncios tinham na população, os charlatães rapidamente tomaram consciência de que podiam lucrar bastante com as suas fórmulas “milagrosas”. O sector farmacêutico viu, de forma indirecta, a Publicidade transformar o sector, visto que foi através da industrialização da produção dos remédios secretos que se obteve as especialidades farmacêuticas. pt
dc.description.abstract The influence of Advertising on society of the 19th Century was well-known. Using the Press as vehicle of choice, Advertising spread ideas, culture, habits, elegance and good taste. But more important than that, it generated markets, increased demand, intensified production and reduced prices. The Industrial Revolution’s technological development enabled advertising techniques to become more attractive to the observer, and future buyer. The use of figures, initially in black and white, and later in color, was an excellent exemple. The ads of medicines, some with secret formula, were a common practice in the 19th Century. Thus, seduced by the success that these ads had on the population, quacks quickly realized that they could profit a lot from their wonder drugs. Advertising changed the pharmaceutical sector indirectly, since it was through industrialization of secret remedies’ production that the pharmaceutical specialties were born. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject PUBLICIDADE pt
dc.subject IMPRENSA pt
dc.subject REVOLUÇÃO INDUSTRIAL pt
dc.subject PUBLICITY en
dc.subject PRESS en
dc.subject MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS pt
dc.subject INDUSTRIAL REVOLUTION en
dc.subject MEDICAMENTOS pt
dc.subject DRUGS en
dc.subject CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS pt
dc.subject PHARMACEUTICAL SCIENCES en
dc.title A imprensa e a farmácia : publicidade e medicamentos no século XIX pt
dc.type masterThesis pt


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