Estudo comparativo da adesão às aulas freestyle e Les Mills : uma aplicação da teoria da autodeterminação e da coesão de grupo

DSpace/Manakin Repository

Estudo comparativo da adesão às aulas freestyle e Les Mills : uma aplicação da teoria da autodeterminação e da coesão de grupo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Palmeira, António Labisa, orient.
dc.contributor.author Lavado, Joaquim Luís dos Santos
dc.date.accessioned 2013-09-03T18:44:55Z
dc.date.available 2013-09-03T18:44:55Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/3938
dc.description Orientação : António Labisa Palmeira pt
dc.description.abstract A presente dissertação teve como objectivo analisar em health clubs as associações entre as aulas de grupo freestyle e Les Mills e a adesão ao exercício, de acordo com os referenciais da teoria da autodeterminação e da coesão de grupo. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura que definiu um racional teórico para avançar na elaboração de um protocolo de investigação e concretização de um manuscrito de artigo científico. Na revisão sistemática da literatura analisamos a literatura científica disponível sobre a teoria da autodeterminação (TAD) e a coesão de grupo no estudo da adesão ao exercício em grupo. No manuscrito de artigo do estudo observacional analisamos as associações entre as aulas de grupo freestyle e Les Mills e a adesão ao exercício, com o referencial da TAD e da coesão de grupo. Os resultados revelaram que a adesão às aulas de grupo não foi predita pelas características da aula e pessoais, pela satisfação das necessidades psicológicas básicas, pela regulação comportamental e pela coesão de grupo. Porém, o bem-estar psicológico foi predito pelo clima da aula percebido e pela regulação comportamental, o mal-estar psicológico foi predito pela regulação comportamental. Os estudos permitem concluir que o professor da aula pode influenciar a regulação comportamental dos participantes e predizer o bem-estar psicológico destes, independentemente da aula frequentada. Existe uma relação entre o suporte situacional e contextual do professor e o comportamento dos participantes, podendo influenciar a adesão à aula de grupo, contudo, não deve ser esquecida a influencia que os participantes podem ter no clima da aula percebido. É fundamental investigar as aulas de grupo e os professores que suportam a satisfação da autonomia, competência, relacionamento positivo e coesão de grupo dos participantes. pt
dc.description.abstract This work aims to analyse the associations between freestyle and Les Mills classes and adherence to exercise in health clubs, using the framework of self-determination theory and group cohesion. A systematic literature review was conducted that defined a theoretical rationale to proceed with preparation of a research protocol and completion of a scientific paper. In the systematic review was analysed the available scientific literature on the self- determination theory (SDT) and group cohesion in the study of adherence to group exercise. In the scientific paper was analysed the association between freestyle and Les Mills classes and adherence to exercise, with the framework of SDT and group cohesion. The results revealed that adherence to classes was not predicted by the characteristics of class and personal traits, by the satisfaction of basic psychological needs, behavioural regulation and group cohesion. However, the psychological well-being was predicted by the climate of the class and the perceived behavioural regulation, the psychological discomfort was predicted by behavioural regulation. The studies support the conclusion that the instructor's class may influence the participants' behavioural regulation and predict psychological well-being of these, regardless of class attended. There is a relationship between the situational and contextual support of the instructor and the participants' behaviour, that may influence the participation of the class, although it should not be overlooked the influence that participants may have in the perceived class climate. It is essential to investigate the classes and instructors that support the satisfaction of autonomy, competence, relatedness and group cohesion of the participants. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject EXERCÍCIO FÍSICO pt
dc.subject SPORT en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject PHYSICAL EXERCISE en
dc.subject MESTRADO EM EXERCÍCIO E BEM-ESTAR pt
dc.subject TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO pt
dc.subject SELF-DETERMINATION THEORY en
dc.title Estudo comparativo da adesão às aulas freestyle e Les Mills : uma aplicação da teoria da autodeterminação e da coesão de grupo pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 101430124


Files in this item

Files Size Format View
2012_Joaquim Lavado_Dissertação_Nao-Editavel.pdf 1.921Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account