Comunicação numa empresa de cariz farmacêutico : factores críticos de sucesso

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Comunicação numa empresa de cariz farmacêutico : factores críticos de sucesso

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Title: Comunicação numa empresa de cariz farmacêutico : factores críticos de sucesso
Author: Grego, Catarina Isabel Narciso
Abstract: Nesta monografia pretendeu-se compreender de que forma a capacidade de comunicação é um factor preponderante ou não no desempenho de uma empresa. Seja a comunicação interna (para com os seus funcionários) ou externa (para com o público alvo). constatou-se que existem várias maneiras de a fazer, tendo todas elas por base uma análise detalhada da mensagem que se quer passar com fim a determinado efeito no alvo. No que respeita à abordagem do tema proposto foram apenas consideradas as farmácias comunitárias que se inserem nas pequenas e médias empresas portuguesas. Assim, foi feita uma exposição de uma série de mecanismos comunicacionais que têm como objectivo garantir o sucesso da comunicação entre farmacêutico-utente. E, do mesmo modo, através de um inquérito avaliar até que ponto os utentes se encontram satisfeitos com as técnicas comunicacionais dos seus prestadores de cuidados farmacêuticos. De uma maneira geral, a comunicação nos dias de hoje pode determinar o sucesso ou o fracasso de determinada instituição, sendo por isso muito mais do que passar uma simples mensagem. O farmacêutico como profissional de saúde que lida diariamente com os utentes de uma forma privilegiada, deve ser um comunicador por excelência, sendo esta capacidade essencial para que o utente se sinta seguro e capaz no cumprimento da terapêutica.This monograph was intended to understand how communication skills are an important key factor in a company's performance. Be internal communication (towards their employees) or external (to the audience), it was found that there are several ways to do it, and all of them based on a detailed analysis of the message you want to tell with a particular effect on the target. With regard to the approach of the theme, were only considered community pharmacies which are included in the small and medium-sized Portuguese companies. So there was an exposure of a number of communication mechanisms that aim to ensure the successful communication between pharmacist-patient. And, likewise, through a survey to evaluate in how patients are satisfied with the communication techniques of its providers of pharmaceutical care. In general, the communication these days can determine the success or failure of a particular institution, being much more than passing a simple message. The pharmacist as a health professional who daily deals in a privileged way with the patients must be a communicator for excellence, and this capability is essential for the patient to feel safe and able to comply with the therapy.
Description: Orientação : António Hipólito de Aguiar
URI: http://hdl.handle.net/10437/3912
Date: 2013


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