O processo de avaliação dos alunos do 1º ano do ensino médio do centro de ensino Manoel Beckman (São Luís-MA)

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O processo de avaliação dos alunos do 1º ano do ensino médio do centro de ensino Manoel Beckman (São Luís-MA)

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Title: O processo de avaliação dos alunos do 1º ano do ensino médio do centro de ensino Manoel Beckman (São Luís-MA)
Author: Sampaio, Maria de Fatima Souza
Abstract: Analisar o processo de avaliação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Manoel Beckman é o objetivo desta dissertação caracterizada como um estudo de caso. Para tanto se utilizou metodologia de abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevistas e questionários além da observação direta aos sujeitos envolvidos, professores (as) e alunos (as) do 1º ano do Ensino Médio. Percebeu-se no desenvolvimento da investigação que a avaliação é direcionada, e, embora usando diversos instrumentos considerados modernos, esta classifica os alunos fazendo uma seleção dos que podem ser aprovados e dos que não podem ser aprovados. Concluiu-se que o trabalho foi significativo, à medida que nos possibilitou conhecer os sujeitos investigados e como a avaliação desempenha uma função classificatória e autoritária na escola, visto que a maioria dos (as) alunos (as) e professores (as) estão preocupados mais com a nota da prova para passar de ano do que com a aprendizagem, apesar desta ser significativa para eles, assim sugere-se que a escola trabalhe a avaliação da aprendizagem, não somente no sentido de aprovar ou reprovar, mas de contribuir com o educando para que ele possa conquistar sua autonomia para o exercício da cidadania.Analyze "The process of assessment of students in 1st year of High School of Teaching Center Manoel Beckman is the goal of this dissertation characterized as a case study. For that we used a qualitative methodology, through the application of questionnaires and interviews in addition to the direct observation of subjects involved, teachers and students(as) the 1st year of high school. It was felt that the assessment is directed, and although using different instruments considered modern, this occurs slowly from the perspective of a participatory assessment because classifies students making a selection of which can be approved and can not move. It was concluded that the work was significant, as it allowed us to know the subjects investigated and how assessment plays a classificatory function and authoritarian school, since most of (the) students (as) and teachers are more concerned with test score to pass the year than with learning, although this is more meaningful to them. It is necessary that the school work the assessment of learning, not only to approve or disapprove, but to contribute to the student so that he can conquer their autonomy in the exercise of citizenship.
Description: Orientação : Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo ; Co-orientação : Antônio Neves Duarte Teodoro
URI: http://hdl.handle.net/10437/3795
Date: 2013


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