Educação e valores no contexto da escolarização : estudo realizado em escolas da rede de ensino público estadual no Município de Abreu e Lima/PE

DSpace/Manakin Repository

Educação e valores no contexto da escolarização : estudo realizado em escolas da rede de ensino público estadual no Município de Abreu e Lima/PE

Show full item record

Title: Educação e valores no contexto da escolarização : estudo realizado em escolas da rede de ensino público estadual no Município de Abreu e Lima/PE
Author: Azeredo, Josenilda Tabosa da Silva
Abstract: A escola sofreu ao longo do tempo transformações nem sempre positivas, através de práticas que se traduzem em desrespeito e até mesmo violência. A mesma, que se encontra em um modelo antigo de educação, o qual busca continuar a transmitir conhecimento escolar, vive atualmente à necessidade de aplicar melhorias referentes às suas práticas educacionais por ser ela, além do núcleo familiar, um ambiente de relevante influência na formação humana e intelectual dos indivíduos, de modo a tornar-se contribuinte no trabalho de desenvolvimento dos valores, contribuindo para a solução de conflitos que possam ser gerados pela ausência de boas práticas pedagógicas dialógicas, possibilitando uma interação sócio escolar e cidadania dignas aos seus educandos, proporcionado, assim, a obtenção uma interação social desejável. Por este motivo, desenvolvemos um estudo que nos permitisse compreender até que ponto os professores entendem os valores enquanto processo formativo que deva estar inserido no processo da escolarização e se estes desenvolvem valores em suas práticas pedagógicas. A abordagem da investigação configurou-se como qualitativa e quantitativa, para quais foram realizadas entrevistas com 10 coordenadores pedagógicos (educadores de apoio) e aplicado um questionário a 102 professores do ensino fundamental da área de humanas das escolas públicas estaduais da cidade de Abreu e Lima/PE. Na análise dos dados foi possível constatar o positivo entendimento dos professores no tocante a importância da aplicação de práticas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento dos valores no âmbito escolar, porém muito ainda falta para avançar. Sabe-se, então, que este propósito deve ser visto como modo de realização de uma sociedade melhor e mais justa para todos, além de ser este um trabalho que possa servir como inspiração para que educadores e instituições de ensino busquem seu aprimoramento no que diz respeito à temática abordada.The school along the time suffered transformations not ever positives, through practices that are translated into disrespect and even violence. The same, which is found on an old model of education, which just looks to keep to transmit school’s knowledge, lives actually the necessity of apply improvements referent to yours educational practices at to be this, beyond the familiar nucleus, an environment of relevant influence in the human and intellectual formation of the individual, in order to turn themselves a contributor in the work of development of the values, contributing to solve troubles that can be generate by the absence of goods dialog pedagogical practices, enabling a school social interaction and dignified citizenship to their students, providing, thus, the obtaining of a desirable social interaction. For this reason, we develop a study that allows understand whither the teachers understand the values as a formative process that must be inserted in the process of schooling and if those develop these values in their pedagogical practices. The approach of the investigation was configured as a qualitative and quantitative, for those were realized interviews with 10 pedagogical coordinators (teachers support) and applied a survey to 102 elementary school teachers of the human area of the state public schools of the city of Abreu e Lima/PE. Analyzing the data was possible to certify the positive understanding of the teachers about the importance of the application of pedagogical practices that propitiate the development of the values in the school range, but much still missing to advance. We know, then, that this purpose should be seen as the realization mode of a better and more just society for all, besides this is a job that can serve as an inspiration for educators and educational institutions look for the improvement in terms about the approached theme.
Description: Orientação: Márcia Karina da Silva ; co-orientação: Manuel Tavares
URI: http://hdl.handle.net/10437/3789
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
Dissertacao.pdf 1.740Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account