“Era uma vez… na era da inclusão” : superando lacunas inerentes a um diagnóstico de Microcefalia no 3º Ciclo do Ensino Básico

DSpace/Manakin Repository

“Era uma vez… na era da inclusão” : superando lacunas inerentes a um diagnóstico de Microcefalia no 3º Ciclo do Ensino Básico

Show full item record

Title: “Era uma vez… na era da inclusão” : superando lacunas inerentes a um diagnóstico de Microcefalia no 3º Ciclo do Ensino Básico
Author: Reis, Irina Silva Cunha
Abstract: O trabalho apresentado resultou de um projeto, realizado no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Educação Especial, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este projeto teve como objetivo intervir num grupo / turma que incluía um jovem com microcefalia e reduzir as dificuldades cognitivas e relacionais apresentadas pelo jovem aluno, atuando nas áreas da autonomia e socialização numa perspetiva inclusiva. “T.” foi a letra que optámos para designar o aluno que frequentava o 8º ano do 3º Ciclo de uma escola pública, da sua área de residência. O enquadramento teórico permitiu fundamentar a intervenção realizada atendendo à problemática do aluno, e enquadrada numa perspetiva inclusiva. Para a caraterização do “T.” e dos contextos em que ele se insere utilizámos como técnicas de recolha de dados, a pesquisa documental, as entrevistas semidiretivas ao diretor de turma e também professor do aluno, à professora de educação especial que deu apoio personalizado ao aluno em estudo, a observação naturalista e a sociometria. As linhas orientadoras da intervenção realizada perspetivaram-se na investigação-ação. Os principais objetivos delineados para o grupo e para o “T.”, as estratégias e atividades realizadas, assentaram numa perspetiva de aprendizagem estruturada, cooperativa, que após a sua aplicação, foi alvo de avaliação e reflexão para que o processo pudesse ser passível de reformulação em prol das necessidades evidenciadas por todos os intervenientes do processo. Promoveram-se práticas inclusivas que permitiram à turma e ao “T.” adquirir mais autonomia, melhor sociabilidade, mais participação e mais conhecimentos académicos.The presented work resulted from a project, conducted within the Course of 2nd cycle in special education at the Lusófona de Humanidades e Tecnologias University. This project aimed to intervene in a class that included a young group with microcephaly and reduce cognitive and relational difficulties presented by the young, working in the areas of socialization and autonomy, in an inclusive perspective. "T" was the letter that we have chosen to designate the student who attended the 8th year of the 3rd cycle of a public school, in his residence area. The theoretical framework allow settle the intervention carried out in consider the problem of the student, and framed in inclusive perspective. For the characterization of "T" and the contexts in which it is used as data collection techniques, the documentary research, the interviews to the Director of class and also to the teacher of the student, to the special education teacher, who gave the support to the student in study, the naturalistic observation and sociometry. The guidelines of the intervention held put in perspective of research-action. The main objectives outlined for the group and for "T", the strategies and activities carried out, settled in a perspective of structured learning, cooperative, which after its application, was evaluated, and a reflection was taken to the process could be reformulated for evidenced of all stakeholders of the process. Promoting inclusive practices that allowed the class and the "T" acquire more autonomy, better sociability, more participation and more academic knowledge.
Description: Orientação: Isabel Rodrigues Sanches
URI: http://hdl.handle.net/10437/3770
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
Era uma vez...na era da inclusão .pdf 10.72Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account