Parental and peer support on physical activity among portuguese children and adolescents

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Title: Parental and peer support on physical activity among portuguese children and adolescents
Author: Pereira, Susana Paula Domingues Gamito Gomes
Abstract: Objetivo: A presente dissertação de mestrado teve como principal objetivo estudar a associação entre o suporte parental e dos pares na atividade física das crianças e adolescentes dos 10 aos 17 anos de idade. Método: Foi efetuada uma revisão sistemática de literatura (RSL) onde se sumarizou o estado da arte sobre a temática. Posteriormente foi realizado um estudo observacional transversal onde se investigou como o suporte dos pais (tangível e intangível) e dos pares estão associados com a atividade física entre crianças e adolescentes, examinando as diferenças entre géneros e a sua variação com a idade. Participaram no estudo 1876 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, entre os 10 aos 17 anos de idade, participantes do projeto PESSOA. Resultados: Os resultados do estudo transversal corroboram os resultados de alguns estudos da revisão sistemática de literatura uma vez que, apesar das diferenças metodológicas entre os estudos, foram encontradas correlações significativas entre o suporte parental e o nível de atividade física das crianças e adolescentes. Há diferenças entre géneros no tipo de suporte parental e no suporte dos pares. O estudo transversal demonstrou uma associação positiva entre o suporte dos pares e a idade. Esta associação destaca-se na transição da infância para a adolescência. Em ambos os géneros, o suporte dos pares registou uma maior associação à atividade física do que o suporte dos pais. Conclusões: A realização deste estudo demonstra que os pais e os pares são fatores chave na atividade física das crianças e adolescentes. Em diferentes fases da infância e da adolescência, o papel de cada um deles altera-se de acordo com vários fatores do envolvimento físico e social. É necessário mais investigação nesta área, preferencialmente estudos longitudinais que permitam uma melhor compreensão de como as diferentes fontes (pais e pares) e os diferentes tipos de suporte (tangível e intangível) evoluem ao longo da infância e da adolescência e qual o seu impacto nos diferentes níveis de atividade física.Objective: The present dissertation aimed to study the association between parental and peer support in physical activity of children and adolescents age 10 and 17 years old. Methods: We performed a systematic review of the literature (RSL) which summarized the state of the art on the topic. Subsequently we performed a cross-sectional observational study where it was investigated how parental support (tangible and intangible) and peers are associated with physical activity among children and adolescents, examining gender differences and its variation with age. Participants were 1876 children and adolescents of both gender, aged 10 to 17 years old, engaged in the PESSOA study. Results: The results of the cross-sectional study corroborate the results of some studies of the systematic review of the literature since, despite the methodological differences between the studies, significant correlations were found between parental support and level of physical activity of children and adolescents. There are gender differences in the type of parental support and peer support. The cross-sectional study demonstrated a positive association between age and peer support. This combination excels in transition from childhood to adolescence. In both sexes, the support of peers experienced a greater association with physical activity than the support of parents. Conclusions: This study demonstrates that parents and peers are key factors in the physical activity of children and adolescents. At different stages of childhood and adolescence, the role of each of them will change according to various factors of the physical and social involvement. This area needs more research in, preferably, longitudinal studies that allow a better understanding of how the different sources (parents and peers) and the different types of support (tangible and intangible) evolve throughout childhood and adolescence and its impact on different levels of physical activity.
Description: Orientação : António Labisa Palmeira
URI: http://hdl.handle.net/10437/3722
Date: 2012


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