Estilos de vida, atitude face à disciplina de educação física, percepção de competência, clima motivacional e orientação de objectivos em alunos do 3º ciclo e secundário

DSpace/Manakin Repository

Estilos de vida, atitude face à disciplina de educação física, percepção de competência, clima motivacional e orientação de objectivos em alunos do 3º ciclo e secundário

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.
dc.contributor.author Fernandes, Pedro Barral
dc.date.accessioned 2013-06-21T18:17:15Z
dc.date.available 2013-06-21T18:17:15Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/3666
dc.description Orientação : Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa pt
dc.description.abstract Este estudo tem como objectivo analisar os estilos de vida, a atitude face à disciplina de Educação Física, percepção de competência, clima motivacional e orientação de objectivos em alunos do género masculino e feminino do 3º ciclo e secundário. Participaram no estudo 199 alunos, sendo 102 do género masculino e 97 do género feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, oriundos de Escolas com Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A escolha das turmas teve como critérios de selecção: (1) serem leccionadas por professores estagiários ou professores orientadores de estágio pedagógico e (2) pertencerem ao período de escolaridade entre o 9º e o 11º ano. Os dados foram recolhidos através de um questionário desenvolvido por Papaioannou, Milosis, Kosmidou e Tsigihis (2007) e validado para a população portuguesa por João Martins, bem como utilizado na tese de doutoramento que está a realizar na Faculdade de Motricidade Humana. A análise inferencial foi realizada através da aplicação dos testes estatísticos: T-test para amostras independentes e Teste de Correlação de Pearson. O resultado final permitiu concluir que os estilos de vida, a atitude face à disciplina de Educação Física, percepção de competência, clima motivacional e orientação de objectivos variam relativamente aos alunos do género masculino e feminino. pt
dc.description.abstract This study aims to analyze the lifestyles, attitudes towards the discipline of Physical Education, perceived competence, motivational climate and orientation objectives in students of masculine and feminine gender of the 3rd cycle and secondary. The study involved 199 students, of whom 102 were males and 97 females, aged between 14 and 20 years, from Schools with Teacher Training Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary. The choice of classes had as selection criteria: (1) are taught by trainee teachers or teachers guiding teaching practice and (2) belong to the period of schooling between the 9th and 11th grade. Data were collected through a questionnaire developed by Papaioannou, Milosis, Kosmidou e Tsigihis (2007) and validated to portuguese population by João Martins, as well as used in the doctoral thesis that is to be held at the “Faculdade de Motricidade Humana”. The inferential analysis was performed using the statistical tests: t-test for independent samples and Pearson correlation test. The final result showed that the lifestyles, the attitude towards the discipline of Physical Education, perceived competence, motivational climate and orientation of targets vary for students of masculine and feminine gender. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject ATIVIDADE FÍSICA pt
dc.subject SPORT en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject PHYSICAL ACTIVITY en
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject ESTILOS DE VIDA pt
dc.subject LIFESTYLES en
dc.subject MOTIVAÇÃO pt
dc.subject MOTIVATION en
dc.title Estilos de vida, atitude face à disciplina de educação física, percepção de competência, clima motivacional e orientação de objectivos em alunos do 3º ciclo e secundário pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
TESE PEDRO BARRAL FERNANDES 20096219.pdf 956.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account