Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center

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Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center

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Title: Responsabilidade social das organizações e satisfação no trabalho: estudo num call center
Author: Santos, Mónica Sofia Freitas dos
Abstract: A presente dissertação tem como objectivo estudar a percepção dos colaboradores a respeito da Responsabilidade Social da Organização exercida pela organização onde trabalham e a relação desta com a Satisfação no Trabalho. Cento e sete colaboradores de um call center responderam a um questionário que incluía as escalas de Percepção de Responsabilidade Social, Satisfação no Trabalho e a escala de Call Center construída para este estudo. As hipóteses são, duas, verificar se quando maior a percepção de práticas socialmente responsáveis nas diferentes dimensões (colaboradores, ambiente e comunidade e económica) maior a satisfação com o trabalho e se as condições de trabalho na organização apresentarem níveis elevados, maior a Satisfação no Trabalho. Dos resultados obtidos, concluiu-se uma associação positiva entre as três dimensões da Responsabilidade Social com a Satisfação no Trabalho, em particular uma associação mais elevada com a dimensão Percepção da Responsabilidade Social - Ambiente e Comunidade. Destaca-se também que a Satisfação no Trabalho está mais associada com a percepção do reconhecimento profissional do que com as condições de trabalho no call center.This dissertation intents to study the workers perception about the Social Responsibility of the Organization where they work in and its relation to Work Satisfaction. Hundred and seven call center workers responded to a questionnaire, composed by the Perception of Social Responsibility Scale, Work Satisfaction Scale and the Call Center Scale, built for this study. Two hypotheses were presented: to verify if, the higher the perception of socially responsible practices in the different dimensions (workers, environment and community and economical), the higher the work satisfaction and if when the work conditions in the organization present high levels, higher the Work Satisfaction is found. The results lead us to conclude that there is a positive association between the three dimensions of Social Responsibility and Work Satisfaction, in particular, there is a stronger association with the dimension Social Responsibility Perception – Environment and Community. It is also verifiable a stronger association between Work Satisfaction and the Perception of Professional Recognition than with the Call Center Work Conditions.
Description: Orientação : Ana Loureiro ; Co-orientação : Fernando Branco
URI: http://hdl.handle.net/10437/3493
Date: 2012


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Dissertação Mónica Santos -FINAL 2.pdf 588.0Kb PDF View/Open

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