A eficácia do Treino em Circuito na melhoria da Força em Educação Física : estudo em alunos de ambos os sexos do 7º e 8º anos de escolaridade, na Escola Secundária Braamcamp Freire

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A eficácia do Treino em Circuito na melhoria da Força em Educação Física : estudo em alunos de ambos os sexos do 7º e 8º anos de escolaridade, na Escola Secundária Braamcamp Freire

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Title: A eficácia do Treino em Circuito na melhoria da Força em Educação Física : estudo em alunos de ambos os sexos do 7º e 8º anos de escolaridade, na Escola Secundária Braamcamp Freire
Author: Almeida, Alexandre João Eirinha de
Abstract: Apesar dos evidentes progressos nesta área, a força tem sido uma das capacidades motoras mais controversas e questionadas, no que diz respeito ao seu desenvolvimento em contexto escolar. O objectivo principal deste estudo consistiu em verificar as probabilidades de aumentar o rendimento na força em crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, através da aplicação de um programa de treino específico de força nas condições particulares da aula de Educação Física. Para atingir este objectivo foi analisada uma amostra populacional de 181 alunos da Escola Secundária Braamcamp Freire, em Lisboa, sendo dividida em 2 grupos de trabalho: um grupo foi submetido ao programa específico de força, enquanto o outro realizou, em simultâneo, uma tarefa de corrida contínua à volta do espaço de aula. O protocolo dos programas específicos de treino teve a duração de 26 semanas, com uma unidade semanal de treino, utilizando apenas meios existentes na escola. A recolha dos dados foi realizada em 3 momentos de avaliação e todos os alunos foram sujeitos aos mesmos testes („Extensão de Braços‟, „Abdominais‟, „Extensão do Tronco‟, „Impulsão Horizontal‟ e „Vaivém‟). Os dados foram tratados utilizando a ferramenta estatísitca Software SPSS. A análise estatística demonstrou pelo estudo da percentagem de evolução e pelo teste t de Student que o programa específico de força aplicado permitiu uma maior evolução no desenvolvimento das diferentes expressões de força, comparativamente com os alunos que não foram submetidos a este programa. No que diz respeito à evolução da força em função do género, através da análise comparada das médias de testes, verificou-se que o sexo masculino apresentou melhores resultados. Desta forma, podemos concluir que o programa específico de força foi eficaz, na medida em que os alunos de ambos os sexos pertencentes a este grupo de trabalho apresentaram ganhos significativos em todos os testes.Despite the significant progress made in this field, strength has been one of the most questioned and controversial motor skill, regarding its development on schools. The main goal of this study is to determine the likelihood of increasing strength performance on students, aged between twelve and fourteen years old, by implementing a specific training program to develop strength in the classes of Physical Education within some particular conditions. In order to fulfill this goal, a sample of 181 students from Escola Secundária Braamcamp Freire in Lisbon, was analyzed. Therefore, the sample was divided in two groups of work, where one group was submitted to the strength training program, while the other half did some running around the classroom space, has the others did at the same time. In fact, the procedure was run by 26 weeks in a row, once a week, using the resources available at the school. Data was collected through 3 specific stages, where students were under the same tests („Extensão de Braços‟; „Abdominais‟; „Extensão do Tronco‟; „Impulsão Horizontal‟; „Vaivém‟). Figures were run using the SPSS software statistic tool. Regarding statistical analysis, it confirmed student‟s improvement trough the evolution of both percentages as well as by the t-student test, where the strength training program was applied. In fact, it showed that the program allowed a greater improvement in the development of different strength expressions, comparing with those who didn‟t undergo trough the program. Concerning the development of strength by gender, it was established trough the comparison of both test averages, that male gender results were superior. Finally, we concluded that the strength training program was indeed effective, since students from both genders, who went through the program, showed significant improvements in all assessment tests.
Description: Orientação : Jorge dos Santos Proença Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/3440
Date: 2012


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