Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano

DSpace/Manakin Repository

Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano

Show simple item record

dc.contributor.author Lourdes, Ana Maria de Fátima
dc.date.accessioned 2013-04-30T18:42:08Z
dc.date.available 2013-04-30T18:42:08Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/3371
dc.description Orientadora : Margarida Piteira pt
dc.description.abstract A influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject GESTÃO pt
dc.subject GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pt
dc.subject LIDERANÇA pt
dc.subject RELAÇÕES INTERPESSOAIS pt
dc.subject MANAGEMENT en
dc.subject HUMAN RESOURCES MANAGEMENT en
dc.subject LEADERSHIP en
dc.subject INTERPERSONAL RELATIONSHIP en
dc.subject MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pt
dc.title Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201737078


Files in this item

Files Size Format View
Ana Lourdes Trab-final_p. entrega.pdf 1.568Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account