Hiperatividade com Défice de Atenção

DSpace/Manakin Repository

Hiperatividade com Défice de Atenção

Show full item record

Title: Hiperatividade com Défice de Atenção
Author: Vaz, Isabel Maria Lemos
Abstract: Este trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos.This work aims to understand a student attending 6th grade diagnosed with Hyperactivity Disorder Attention Deficit (HDAD) and promote a pedagogical response which minimizes the characteristics associated with it: hyperactivity, inattention and impulsivity. The student has difficulty maintaining engagement in activities and consequently exhibits behaviors that can lead to feelings of frustration for teachers and himself. To contextualize this subject we developed a reflection on HDAD and observed strategies that, according to the literature, may be set to use in the classroom. Considering that students with HDAD require dynamic and exciting activities we steered our study to observe the student in a classroom context, in interaction with digital tools designed specifically for this purpose, pedagogical strategy used in order to optimize student's learning style and improve the pedagogical relationship between who learns and who teaches. The results clearly show that students with HDAD benefit from use of information and communication technologies (ICT) to increase their attention and concentration and decrease disruptive behaviors.
Description: Orientação: Rafael Pereira
URI: http://hdl.handle.net/10437/3248
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
isabel_vaz.pdf 1.869Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account