Atitudes dos Professores face à inclusão de alunos com Paralisia Cerebral em contexto de sala de aula

DSpace/Manakin Repository

Atitudes dos Professores face à inclusão de alunos com Paralisia Cerebral em contexto de sala de aula

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Rafael Silva, orient.
dc.contributor.author Olhero, Sandra Rute Gomes Moita
dc.date.accessioned 2012-12-20T15:16:57Z
dc.date.available 2012-12-20T15:16:57Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/2936
dc.description Orientação : Rafael Silva Pereira pt
dc.description.abstract A inclusão assume cada vez mais um papel importante na sociedade. Esta realidade confere responsabilidades acrescidas às escolas e em especial aos professores, nomeadamente no desenvolvimento de práticas e experiências que potenciem um processo de ensino-aprendizagem vocacionado para as particularidades de cada indivíduo. Este estudo tem como objetivo averiguar como é que os professores promovem a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral, em salas de ensino regular. Para este estudo foram inquiridos 92 professores, dos quais apenas 33 responderam ao inquérito por questionário, pelo que não podemos considerar a nossa amostra representativa. Os professores da nossa amostra demonstram uma perceção positiva e favorável à inclusão dos alunos com PC, no ensino regular. No entanto, manifestam algumas preocupações em relação à implementação da inclusão destas crianças devido à falta de equipamento pedagógico, falta de técnicos e existência de barreiras arquitetónicas. Os recursos existentes nas escolas não são suficientes para trabalhar com estas crianças. Mas, cada vez mais os professores têm atitudes positivas face à inclusão, adotando estratégias que consideram fundamentais para assegurar o sucesso educativo dos alunos com Paralisia Cerebral. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject PARALISIA CEREBRAL pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.title Atitudes dos Professores face à inclusão de alunos com Paralisia Cerebral em contexto de sala de aula pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Tese -Sandra Olhero final.pdf 1.015Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account