''Com e no grupo, eu consigo aprender'': uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano

DSpace/Manakin Repository

''Com e no grupo, eu consigo aprender'': uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano

Show simple item record

dc.contributor.author Catarino, Sandra de Jesus da Avó
dc.date.accessioned 2012-11-21T14:49:23Z
dc.date.available 2012-11-21T14:49:23Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/2907
dc.description Orientadora: Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca pt
dc.description.abstract RESUMO: Este Trabalho de Projecto foi desenvolvido numa turma de 3º ano de escolaridade que integrava quatro alunos considerados com necessidades educativas especiais, que, apesar de estarem na mesma sala de aula dos colegas, estavam afastados, ao fundo da sala, num subgrupo a desenvolver actividades diferenciadas na turma. A par desta situação, a encarregada de educação de dois destes alunos, com diagnóstico de deficiência mental, mostrava-se insatisfeita com o trabalho desenvolvido na escola. A intervenção assentou numa metodologia de planificação - acção – reflexão contínua (metodologia de investigação-acção) e em estratégias de aprendizagem cooperativa. Conseguiram-se resultados positivos nos diferentes contextos de intervenção, provando a eficácia da aprendizagem cooperativa e da acção/reflexão/acção que poderão ser desenvolvidas noutras situações com os ajustes necessários à sua especificidade. ABSTRACT: This Project work was developed in a 3rd year class which integrated four pupils with special educational needs, who, despite being in the same class with other colleagues, were apart from the class at the end of the room in a sub-group developing differentiated activities. Aware of this situation, one parent responsible for the education of two of these students, children with intellectual and developmental difficulties, showed to be unsatisfied with the work done at school. The intervention assented in a planning - action - reflection methodology (investigation - action methodology) and in cooperative learning strategies. We have accomplished positive results in different intervention contexts, proving the efficiency of cooperative learning and action/reflection/action which could be developed in other situations with the necessary adjusts according to its specificity. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM pt
dc.subject APRENDIZAGEM COOPERATIVA pt
dc.subject INCLUSÃO SOCIAL pt
dc.subject SOCIALIZAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.subject LEARNING DISABILITIES en
dc.subject COOPERATIVE LEARNING en
dc.subject SOCIAL INCLUSION en
dc.subject SOCIALIZATION en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.title ''Com e no grupo, eu consigo aprender'': uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 3º ano pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese Final.pdf 6.501Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account