Taxas de sobrevivência a longo prazo associadas a complicações de 26 cavalos submetidos a cirurgia de cólica (2008-2010)

DSpace/Manakin Repository

Taxas de sobrevivência a longo prazo associadas a complicações de 26 cavalos submetidos a cirurgia de cólica (2008-2010)

Show full item record

Title: Taxas de sobrevivência a longo prazo associadas a complicações de 26 cavalos submetidos a cirurgia de cólica (2008-2010)
Author: Lameiras, Inês Rodrigues Simões
Abstract: Cólica é um síndrome de elevada importância na medicina e cirurgia de equinos. Cólicas que são referenciadas para correcção cirúrgica apresentam um impacto maior na taxa de sobrevivência. O presente trabalho pretende determinar o valor da taxa de sobrevivência, bem como, descrever as possíveis complicações e recorrências a longo prazo de uma população de 26 equinos que foram submetidos a cirurgia de cólica. Para a elaboração deste estudo foram revistos todos os casos clínicos de equinos submetidos a cirurgia de cólica, no período decorrente entre 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2010, na Clínica Medicina e Cirurgia de Equinos, LDA e foram elaborados questionários que foram endereçados via Web para o correio electrónico dos proprietários. Neste trabalho estão contemplados todos os cavalos com dor abdominal aguda, aos quais foram identificados parâmetros indicativos de iniciação de um protocolo de cirurgia, e excluídos, todos os que foram eutanasiados após o diagnóstico de cólica e os que foram vendidos até ao momento do questionário. A taxa de sobrevivência neste estudo foi de 86,7%, valor que se enquadra na bibliografia revista. Após a cirurgia de cólica 80% dos cavalos voltaram a praticar a actividade física. Todas as recidivas de cólica foram tratadas cirurgicamente não se verificando a influencia negativa da segunda laparotomia exploratória sobre a taxa de sobrevivência na nossa amostra. Todos os proprietários reconsiderariam a opção do tratamento cirúrgico caso se deparassem com um novo episódio de cólica.
Description: Orientador: José Manuel Cardoso de Sousa Prazeres
URI: http://hdl.handle.net/10437/2721
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
Tese formatada 6.pdf 2.368Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account