O banco mundial e a política educacional no Estado da Bahia a partir de 1996, o programa Educar para vencer : fortalecimento da gestão educacional

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O banco mundial e a política educacional no Estado da Bahia a partir de 1996, o programa Educar para vencer : fortalecimento da gestão educacional

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dc.contributor.advisor Neves, Eduardo Fernandes, orient.
dc.contributor.author Vigas, Sérgio Henrique do Valle
dc.date.accessioned 2012-06-08T16:42:38Z
dc.date.available 2012-06-08T16:42:38Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/2717
dc.description Orientador: Eduardo Fernandes Neves pt
dc.description.abstract RESUMO: A gestão do sistema educacional brasileiro foi significativamente descentralizada pela Constituição Federal de 1988 (CF/88) ao reconhecer a autonomia entre os três níveis federativos e ao introduzir o princípio da gestão democrática da Educação. Assim motivado, o sistema educacional baiano iniciou sua reforma em 1999, através do Programa Educar para Vencer, tendo como referencial oferecer maiores níveis de autonomia e capacidade local de gestão para as unidades escolares públicas no Estado da Bahia. Para fortalecer a gestão educacional, o Governo, através do Projeto Fortalecimento da Gestão e Autonomia Educacional (PFGAE), introduziu o planejamento estratégico para melhorar a qualidade de ensino como ferramenta de gestão das escolas públicas estaduais baianas, apoiado em um amplo programa de financiamento para a sua implementação. ABSTRACT: The administration of Brazil’s educational system was significantly decentralized by the Federal Constitution of 1988 (CF/88) when it recognized the autonomy between the three federative levels and introduced the education’s democratic management principle. Motivated by that, Bahia’s educational system started its reform in 1999, through the “Educar para Vencer” (Educate to Win) program, having as its aim to offer bigger levels of autonomy and administrative local capacity for public schools in the State of Bahia. To strengthen the educational administration, the government, via the Administration Strengthening and Educational Autonomy Project (PFGAE), introduced the strategic planning to improve the quality of education as a management tool of the state schools of Bahia, supported by a wide financing program for its implementation. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject CIÊNCIA POLÍTICA pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject POLÍTICA EDUCATIVA pt
dc.subject GESTÃO ESCOLAR pt
dc.subject ESCOLAS PÚBLICAS pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject BAHIA pt
dc.subject POLITICAL SCIENCE en
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL POLICY en
dc.subject EDUCATIONAL MANAGEMENT en
dc.subject PUBLIC SCHOOLS en
dc.subject BRAZIL en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO pt
dc.title O banco mundial e a política educacional no Estado da Bahia a partir de 1996, o programa Educar para vencer : fortalecimento da gestão educacional pt
dc.type masterThesis pt


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