A educação ambiental no ensino fundamental I : realidade e desafios

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A educação ambiental no ensino fundamental I : realidade e desafios

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Title: A educação ambiental no ensino fundamental I : realidade e desafios
Author: Reis, Geruza Brito dos
Abstract: O núcleo central desta pesquisa se insere no objeto de análise da Educação Ambiental e na forma como vem sendo encorporada nas Escolas de Ensino Fundamental I. É pertinente por se tratar de uma política recente, desenvolvida de forma improvisada e adaptada por instituições externas às escolas. Com vistas a avaliar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em Educação Ambiental. Esta pesquisa vem desempenhar um relevante papel nesse trabalho e tem na escola um espaço privilegiado de atuação. Do ponto de vista metodológico, fizemos a análise de conteúdo das entrevistas realizadas com professores e coordenador, no intuito de compreender a realidade dispensada à educação ambiental e os desafios que a mesma tem encontrado rumo à efetivação de sua implantação. O estudo mostrou que as políticas públicas, de fato, possuem limitações na sua execução, referente às diferentes formas de interpretar e compreender os seus aspectos relacionados as práticas educativas em Educação Ambiental, por se tratarem de um campo novo e pouco incorporado aos processos de formação de professores, com práticas que, por sua vez são formuladas de um modo austero e seguro. O que nos leva a concluir que o modo como a Educação Ambiental no Ensino Fundamental I, está estruturada parece pouco contribuir para uma educação escolar que almeja ser crítica, transformadora e emancipatória. E que tem por objetivo se constituir numa ferramenta de conscientização política, oportunizando saberes, idéias e práticas.The core of this research is part of the object of analysis of environmental education and the way has been embodied in the Elementary School I. It is relevant because it is a recent policy, developed in an improvised and adapted by institutions outside the schools. In order to evaluate the pedagogical practices used by teachers in Environmental Education. This research has played an important role in this work and in school has a special area of expertise. From the methodological point of view, did the content analysis of interviews with teachers and coordinator in order to understand the reality given to environmental education and the challenges that it has found towards the execution of their deployment. The study showed that public policies, in fact, have limitations in their implementation, referring to different ways of interpreting and understanding the aspects related educational practices in environmental education, as they were a new and somewhat incorporated into the training processes teachers, with practices that in turn are formulated in an austere and secure. Which leads us to conclude that the way environmental education in elementary school, is structured seems to contribute little to an education that aims to be critical, transformative and emancipatory. And that aims to provide a tool for political awareness, providing opportunities knowledge,ideas and practices.
Description: Orientação: Manuel Tavares Gomes
URI: http://hdl.handle.net/10437/2708
Date: 2011


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Dissertação_Final_Geruza_18_01_2012 (1).pdf 991.6Kb PDF View/Open

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