Como melhorar os comportamentos comunicativos pragmáticos numa aluna com multideficiência?

DSpace/Manakin Repository

Como melhorar os comportamentos comunicativos pragmáticos numa aluna com multideficiência?

Show full item record

Title: Como melhorar os comportamentos comunicativos pragmáticos numa aluna com multideficiência?
Author: Silva, Maria Noélia Araújo Pereira
Abstract: As necessidades educativas podem ser temporárias ou permanentes, sendo que (i) as temporárias se reportam à adaptação generalizada do currículo ao perfil de funcionalidade do aluno num determinado momento do percurso escolar do aluno e (i) as permanentes que exigem as adaptações do currículo para responder à especificidade do aluno durante a totalidade ou maior parte do seu percurso escolar. Dentro do leque das necessidades educativas especiais de caráter permanente surge a multideficiência. Através deste projeto, assente na metodologia da investigação ação, pretendeu-se aferir metodologias de intervenção que potenciam as capacidades comunicativas de uma aluna multideficiente para fazer pedidos, no contexto escolar onde se encontra inserida, permitindo-lhe uma participação mais ativa nas dinâmicas desenvolvidas com os pares, recorrendo a estratégias e materiais diversificados. Conclui-se que a intervenção potenciou as capacidades da aluna, caminhando-se para uma inclusão cada vez mais plena da aluna no espaço escolar.
Description: Orientador: Jorge Serrano
URI: http://hdl.handle.net/10437/2701
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Capa da TESE_convertido-corrigido.pdf 108.3Kb PDF View/Open
Corpo da TESE_convertido.pdf 2.551Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account