Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa

DSpace/Manakin Repository

Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa

Show full item record

Title: Livros didáticos de geografia do ensino médio: um estudo sobre o aquecimento global e o efeito estufa
Author: Silva, Nilton Arthur Nascimento
Abstract: Os livros didáticos são referência para professores e estudantes na construção das relações entre o ser humano e o meio ambiente, e devem proporcionar práticas capazes de despertar nos estudantes, a formação de uma consciência comprometida com a sustentabilidade socioambiental. O objetivo da investigação voltou-se à compreensão conceitual e metodológica da apresentação dos temas efeito estufa e aquecimento global nos livros didáticos de Geografia, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e sua interação com o debate articulado com educação ambiental. A análise dos livros se deu de acordo com as categorias: manual do professor, conceito relacionado à temática no texto e metodologia, esta última, direcionada à investigação do texto e de imagens associadas ao efeito estufa e ao aquecimento global. A investigação assumiu a dimensão qualitativa, com orientação centrada na modalidade documental. Os dados recolhidos para a investigação obedeceram ao método de análise de conteúdo, utilizando a técnica de análise temática categorial, proposta por Laurence Bardin. As considerações finais desta investigação apontam na direção de que, mesmo admitindo a relevância das avaliações promovidas pelo Governo Federal Brasileiro, os livros didáticos e seus manuais sugerem a necessidade de aprofundar reflexões que atestem contribuições para a formação de professores e estudantes comprometidos com a sustentabilidade do meio em que vivem.Textbooks are a reference for teachers and students in building relationships between humans and the environment, and should provide practices that can foster in students the formation of a consciousness committed to social and environmental sustainability. The aim of the investigation turned to the understanding of conceptual and methodological presentation of the themes greenhouse effect and global warming in Geography textbooks, approved by the National Plan of High School Textbook and its interaction with the debate linked to environmental education. The analysis of the books took place according to the categories: teacher's manual, the concept related to the theme in the text and methodology, the latter directed to the investigation of text and images associated with the greenhouse effect and global warming. The investigation had a qualitative dimension, centered on the documental modality. Data collected for the investigation followed the method of content analysis, using the technique of thematic categorical analysis, proposed by Laurence Bardin. The final considerations of this research point in the direction that, even assuming the relevance of the evaluations promoted by the Brazilian Federal Government, these textbooks and their manuals suggest the need for further reflections attesting the contributions to training of teachers and students committed to sustainability of the environment in which they live.
Description: Orientação: Agostinho da Silva Rosas ; co-orientação: José Bernardino Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/2700
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTAÇÃO versão definitiva_NILTON SILVA.pdf 1.134Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account