As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário : um estudo de caso

DSpace/Manakin Repository

As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário : um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.author Ricoy, María Carmen
dc.contributor.author Couto, Maria João
dc.date.accessioned 2012-03-13T14:47:14Z
dc.date.available 2012-03-13T14:47:14Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.issn 1646-401X
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1771
dc.description.abstract Tentando corresponder aos desafios da escola do século XXI, com este trabalho pretende-se conhecer as condições de acessibilidade dos alunos às TIC, o papel motivador destes e outros recursos, dando especial atenção à disciplina de Matemática. O trabalho apresentado resulta de um estudo de caso, desenvolvido através de um inquérito, distribuído a 97 alunos, de quatro turmas, de uma Escola Secundária (no 10º e 11º ano) do norte de Portugal. Como principais resultados e conclusões destaca-se que: o acesso aos computadores e à Internet está bastante generalizado; os alunos não se encontram de uma forma geral desmotivados para os assuntos escolares; atribuem, inclusive, importância à Matemática na sua formação e consideram a utilização da Internet elemento motivador no processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos computadores não constitui condição para que se goste da disciplina e nela haja sucesso. Contudo, gostariam de poder estudar mais pela Internet do que pelos livros e pensam que se aplicariam mais se os trabalhos fossem elaborados com o computador. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO pt
dc.subject ENSINO DA MATEMÁTICA pt
dc.title As tecnologias da informação e comunicação como recursos no Ensino Secundário : um estudo de caso pt
dc.type article pt


Files in this item

Files Size Format View
Ricoy.pdf 733.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account