Educação, qualificação, trabalho e políticas públicas : campos em disputas

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Educação, qualificação, trabalho e políticas públicas : campos em disputas

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dc.contributor.author Prestes, Emília Maria da Trindade
dc.contributor.author Véras, Roberto
dc.date.accessioned 2012-03-13T14:42:00Z
dc.date.available 2012-03-13T14:42:00Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.issn 1646-401X
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1770
dc.description.abstract Este artigo trata das relações entre educação, qualificação profissional, trabalho e políticas públicas, entendidas como um assunto contemporâneo e polêmico. A sua primeira parte revisa o assunto através de um levantamento da literatura internacional, contemplada em diferentes abordagens e autores. A que segue, sistematiza o tema no cenário da realidade brasileira, nas pesquisas e publicações constantes nas áreas da educação e das ciências sociais. A última, comenta as políticas públicas de educação e qualificação implementadas no Brasil a partir dos anos 50/1950, detendo-se no momento atual. Entende-se o assunto, na contemporaneidade, como parte de um debate público tensionado pelas novas exigências internacionais e do mercado local e globalizado e pelas crises, mudanças e conquistas sociais e políticas nacionais visibilizadas a partir da década de 1980. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject POLÍTICA EDUCATIVA pt
dc.title Educação, qualificação, trabalho e políticas públicas : campos em disputas pt
dc.type article pt


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