Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola

DSpace/Manakin Repository

Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola

Show full item record

Title: Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola
Author: Esteban, Maria Teresa
Abstract: O artigo discute as relações entre a consolidação de um sistema nacional de avaliação, baseado em exames estandardizados, e a produção de qualidade em uma escola pública marcada por tensões, conflitos, destituída de percepção e projeto únicos. Questiona a uniformização estimulada pelos padrões homogêneos de avaliação como procedimento capaz de reverter a produção do fracasso escolar. Os resultados da avaliação continuam expondo uma escola que fracassa e impõem a necessidade de se indagar o que é educação, quais são suas bases e finalidades, o que transmite e como transmite; exigem profunda reflexão sobre o que está historicamente negado e silenciado e que precisa ser recuperado e incorporado à dinâmica pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1757
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
Esteban.pdf 785.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account