A Reestruturação do Modelo Nórdico de Educação

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A Reestruturação do Modelo Nórdico de Educação

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dc.contributor.author Antikainen, Ari
dc.date.accessioned 2012-03-02T20:44:02Z
dc.date.available 2012-03-02T20:44:02Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.issn 1646-401X
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1726
dc.description.abstract Este artigo discute o modelo Nórdico ou o modelo de Estado-Providência e a educação. Mostra como os processos de reestruturação estão acontecendo a nível político e a nível institucional e, ainda, como é que as estruturas básicas do modelo e exemplo nórdico, especialmente os princípios subjacentes às comprehensive schools e às escolas locais, estão a ser abandonados. Pela abordagem institucional, está a emergir um novo pacto geracional ou um modelo institucional, mas a sua legitimação e estabelecimento levarão muito tempo. As mudanças na política e na organização ocorrem de forma muito mais rápida do que nos contextos sócio-culturais. Exemplos de histórias de sucesso, como a reforma dinamarquesa do mercado laboral e o crescimento do cluster finlandês do conhecimento intensivo em TIC, abriram o caminho para esta transformação. Há ainda a possibilidade de uma estratégia de Estado-Providência e de uma estratégia de Estado Competitivo poderem coexistir. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESTADO-PROVIDÊNCIA pt
dc.title A Reestruturação do Modelo Nórdico de Educação pt
dc.type article pt


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