Partilhar saberes e experiências: uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 1º ciclo

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Partilhar saberes e experiências: uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 1º ciclo

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Title: Partilhar saberes e experiências: uma experiência de aprendizagem cooperativa, numa turma de 1º ciclo
Author: Laranjo, Anabela Coentro Vicente da Silva
Abstract: O presente Trabalho de Projecto enquadra-se no Curso de Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e teve como objectivo a intervenção junto de uma turma de 1º ano, seguindo a metodologia da investigação-acção. Este projecto foi desenvolvido numa escola de 1º ciclo, a qual faz parte de um dos Agrupamentos de Escolas da cidade de Portalegre. Esta escola é frequentada por 185 alunos cujo contexto sociocultural é bastante heterogéneo, apresentando estes grande disparidade a nível económico, social e afectivo. Das 8 turmas existentes na escola, 2 são de educação Bilingue de Alunos Surdos. Contudo, várias são as crianças consideradas com Necessidades Educativas Especiais (NEE) pertencentes às restantes turmas, duas delas da Unidade de Apoio à Multideficiência. Pelo facto de na turma com a qual nos propusemos trabalhar existirem crianças consideradas com Necessidades Educativas Especiais e os seus alunos apresentarem também hábitos de trabalho individualista, planificámos a nossa intervenção com base num trabalho cooperativo, privilegiando os saberes já adquiridos como base para a nova aprendizagem, no sentido de promover uma verdadeira educação inclusiva. Ao longo da nossa intervenção em contexto de sala de aula, planificada conjuntamente com a professora titular da turma, bem como ao nível do contexto familiar, após cada sessão, foi elaborado o relatório descritivo da mesma e realizada uma reflexão e respectiva avaliação de todo o processo desde o início até ao fim da aula, visando a sua reformulação sempre que tal se justificasse. Desta forma e como poderemos constatar ao longo deste trabalho e mais à frente nas reflexões conclusivas deste Projecto, foi através da partilha dos saberes e das reais capacidades de cada aluno, fosse ele considerado com NEE ou não, que se fomentou a verdadeira educação inclusiva neste grupo/turma, sendo que, no nosso caso, a autonomia e a socialização foram áreas de grande enfoque.This research project fits into the Master's Degree in Special Education - Cognitive Domain and Motor, Lusophone University of Humanities and Technology and the intervention was aimed at a class of 1st year, following the methodology of action research. This project was developed in a school in a cycle, which is part of one of the school groups in the city of Portalegre. This school is attended by 185 students whose socio-cultural context is very uneven, with these great disparity in economic, social and emotional issues. Of the eight existing classes in school, two are of Bilingual Education of Deaf Students. However, many are considered children with Special Educational Needs (SEN) belonging to other classes, two of the Support Unit to multiple disabilities. Because of the class with which we set to work there are considered children with special educational needs and pupils make too individualistic work habits, plan our intervention on the basis of cooperative work by focusing on the already acquired knowledge as a basis for new learning in order to promote effective inclusive education. Throughout our intervention in the context of the classroom, planned jointly with the professor in class, and the level of family context, after each session, the report was prepared describing the same and held a discussion and the review of all process from the beginning to the end of class, seeking to recast its always so justified. In this way and how we saw throughout this work and further ahead in the concluding reflections of this project was through the sharing of knowledge and real abilities of each student, he was regarded with special needs or not, that fostered inclusive education in the real group / class, and, in our case, autonomy and socialization have been areas of great emphasis.
Description: Orientação: Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca
URI: http://hdl.handle.net/10437/1686
Date: 2011


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