Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo

DSpace/Manakin Repository

Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo

Show full item record

Title: Projecto de intervenção junto de um aluno com paralisia cerebral e problemas motores, em contexto de 2º ciclo
Author: Teixeira, Mariana Pereira
Abstract: A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem sido uma problemática abordada ao longo dos tempos, umas vezes com maior, outras com menor sucesso. Actualmente, continua a ser uma questão discutida no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos, mesmo os que apresentam características distintas, alcançando assim uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos. A presente investigação pretende responder à questão: Como desenvolver a capacidade motora e a aceitação inclusiva de um aluno com Paralisia Cerebral/Problemas Motores em contexto de 2º ciclo? Desta forma, trata-se de um trabalho de investigação – acção, onde o investigador desenvolve um trabalho com um aluno com paralisia cerebral no sentido deste melhorar a suas capacidades motoras, podendo, desta forma, participar em mais actividades que envolvem toda a turma onde se encontra inserido. As conclusões do estudo revelam que o aluno, pelo facto de ter alcançado algumas melhorias ao nível motor, conseguiu participar nas aulas com teor mais prático, estando assim directamente envolvido com os restantes colegas, podendo-se falar, desta forma, em inclusão do aluno na turma.The integration of children with Special Educational Needs has been an issue analyzed throughout times, sometimes with more or less success. Nowadays this is still an urgent and debated matter that intends to accomplish a quality teaching to all students, even those with distinct characteristics, thus achieving an Inclusive School, a School to Everybody. The current investigation aims to answer the following question: How to develop the motor capability and the inclusive acceptance of a pupil with Brain Paralysis / Motor Problems within a 2nd year context? This is, therefore, an investigation / action paper, where the investigator develops a continuous work with a student with brain paralysis, for him to improve his motor capabilities, and consequently allowing him to participate in a wider range of activities, involving the whole class where he’s integrated. The conclusions of this assignment reveal that, due to some improvements at a motor level, the pupil was able to participate in more practical classes, and therefore establish a closer and more intense interaction with the rest of his colleagues – this way, we can state that the student was included in the class.
Description: Orientação: Luís de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/1654
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
01 Dissertação de Mestrado de Mariana Teixeira.pdf 875.6Kb PDF View/Open
02 Apêndices...pdf 9.302Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account