“Não me deixem de lado…” aluno com síndrome de Asperger: intervenção em contexto inclusivo

DSpace/Manakin Repository

“Não me deixem de lado…” aluno com síndrome de Asperger: intervenção em contexto inclusivo

Show full item record

Title: “Não me deixem de lado…” aluno com síndrome de Asperger: intervenção em contexto inclusivo
Author: Viseu, Maria do Carmo Artur
Abstract: Este trabalho encontra-se inserido na modalidade de projecto de investigação – acção e pretendeu modificar a situação de um aluno do 11º ano, com a Síndrome de Asperger, que revelava muitas dificuldades ao nível da autonomia e socialização, sendo, por isso, um estudo de caso. Adoptámos uma abordagem interpretativa/qualitativa. Nos instrumentos de recolha de dados destacamos a recolha documental, a sociometria e as entrevistas. Através das interacções criadas, alusivas ao ambiente de uma escola inclusiva e à prática de uma educação inclusiva, proporcionámos um ambiente humanizante que facultasse o apoio ao aluno nas áreas que se evidenciavam prioritárias. Após cada roteiro de actividades procedíamos a um balanço que averiguava o final de um ciclo e o início de outro. Utilizando estratégias como o convite, o desafio e a aposta, observava-se que o aluno cedia à exigência dos pares e, dessa forma, emergia o seu caminho de desenvolvimento. Respeitámos o ritmo do seu progresso. No final da intervenção observámos que as práticas pedagógicas, nomeadamente as actividades realizadas pelos alunos colaboradores no contexto escola e seus arredores, facilitaram a emergência e desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem que possibilitou um desenvolvimento do aluno ao nível da sua socialização e autonomia.
Description: Orientador: Jorge Serrano
URI: http://hdl.handle.net/10437/1602
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação _de _M Carmo Viseu. cor.pdf 14.41Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account