Incluindo alunos com défice cognitivo na sala de aula, através das aprendizagens académicas e sociais

DSpace/Manakin Repository

Incluindo alunos com défice cognitivo na sala de aula, através das aprendizagens académicas e sociais

Show simple item record

dc.contributor.author Policarpo, Margarida Paula Adrião Nunes
dc.date.accessioned 2012-01-27T18:18:05Z
dc.date.available 2012-01-27T18:18:05Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1601
dc.description Orientadora: Isabel Sanches pt
dc.description.abstract O presente Trabalho de Projecto teve como finalidade potenciar o desenvolvimento de competências académicas ao nível da Língua Portuguesa, associadas ao desenvolvimento das Competências Sociais, numa turma de 2º e 3ºanos, do 1º ciclo, inserida numa escola do Distrito de Portalegre. Partindo do pressuposto que se trata de um projecto que assenta nas premissas da investigação- acção, procurou-se fazer a caracterização do contexto educativo, em particular de uma turma, incluindo uma aluna com défice cognitivo, fazendo o levantamento das metodologias, das estratégias adoptadas e as implicações que a inclusão desses alunos reveste no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como quadro conceptual de referência a perspectiva inclusiva de Todos os alunos, implementou-se um conjunto de actividades na área da Língua Portuguesa e das Competências Sociais, através do trabalho de cooperação e de uma pedagogia de diferenciação pedagógica inclusiva. As estratégias e os conteúdos adoptados, com valores inerentes à cidadania e ao respeito pelos outros, permitiram dar resposta a uma turma que apresentava alunos com limitações, ao nível da leitura e da escrita e nos relacionamentos, incluindo a aluna com défice cognitivo e potencializando as capacidades de cada aluno. Como principal conclusão, após análise e reflexão dos resultados, constatámos que os alunos com incapacidades intelectuais evidenciam melhores resultados quando inseridos na sala de aula, socializando as aprendizagens. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject DÉFICE COGNITIVO pt
dc.subject APRENDIZAGEM COOPERATIVA pt
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject DEFICIÊNCIA MENTAL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject COGNITIVE DEFICIT en
dc.subject COOPERATIVE LEARNING en
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.subject MENTAL IMPAIRMENT en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.subject COMPETÊNCIAS SOCIAIS pt
dc.subject INVESTIGAÇÃO-AÇÃO pt
dc.subject DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA pt
dc.subject SOCIAL SKILLS en
dc.subject ACTION RESEARCH en
dc.subject CURRICULUM DIFFERENTIATION en
dc.title Incluindo alunos com défice cognitivo na sala de aula, através das aprendizagens académicas e sociais pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
tesePDF.pdf 28.51Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account