Mais saber, melhor enfermagem : a repercussão da formação na qualidade de cuidados

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Mais saber, melhor enfermagem : a repercussão da formação na qualidade de cuidados

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dc.contributor.advisor Carvalho, António Luís, orient.
dc.contributor.author Costa, Maria de Lourdes Gil Patrício Varandas da
dc.date.accessioned 2012-01-16T20:51:11Z
dc.date.available 2012-01-16T20:51:11Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1576
dc.description Orientação: António Luís Carvalho ; co-orientação: Albino Lopes pt
dc.description.abstract Esta tese de doutoramento procurou desenhar um quadro conceptual para implementar um novo modelo formativo, que permita melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem. Partindo da pergunta “qual o contributo da formação inicial para a qualidade percebida pelos utentes?”, procuramos perceber a relação entre a formação escolar, a emergência de competências profissionais, em sede de exercício, e a qualidade percebida pelos utentes. Este estudo é estruturado em dois momentos: o estudo nuclear assente numa metodologia qualitativa, com aproximação à Grounded Theory que permitiu perceber a importância da formação para a qualidade dos cuidados e a formulação do modelo inicial de investigação; e um estudo complementar de carácter descritivo-transversal, enquadrado numa metodologia quantitativa e em análise documental que nos permitiu avaliar a satisfação dos clientes sobre a qualidade dos cuidados e a construção de um novo modelo sobre os factores mais relevantes para a satisfação do cliente. Os resultados obtidos possibilitam a identificação de um conjunto de variáveis que influenciam, directa e indirectamente, a qualidade dos cuidados e a satisfação dos clientes e permitem a elaboração do modelo final de análise do problema formulado, realçando sobretudo o estatuto da emergência das competências como variável mediadora. pt
dc.description.abstract This doctoral thesis sought to draw a conceptual framework to implement a new training model, which will improve the quality of nursing care. Starting from the question "what is the contribution of initial training to the quality perceived by users?" We explored the relationship between school education, the emergence of nursing skills in professional settings, and the satisfaction of the costumer. This work is structured in two phases. The first phase consists of a Nuclear Study that aimed to understand the importance of education to the quality of care and allowed to develop the initial research model. A qualitative methodology based on the Grounded Theory was used. The second phase consists of an additional descriptive cross-sectional study using a quantitative methodology and document analysis. This study aimed to assess customer satisfaction with the quality of care and allowed to build a new model based on the factors most relevant to customer satisfaction. The results allowed the identification of a set of variables that influence directly and indirectly the quality of care and customer satisfaction, and the preparation of the final analysis of the problem posed, highlighting the status of emerging competencies as a mediating variable. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENFERMAGEM pt
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject NURSING en
dc.subject FORMAÇÃO pt
dc.subject QUALIDADE NA SAÚDE pt
dc.subject TRAINING en
dc.subject HEALTH CARE QUALITY en
dc.title Mais saber, melhor enfermagem : a repercussão da formação na qualidade de cuidados pt
dc.type doctoralThesis pt
dc.identifier.tid 101266073


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