Trabalho cooperativo e a aprendizagem do português língua não materna

DSpace/Manakin Repository

Trabalho cooperativo e a aprendizagem do português língua não materna

Show full item record

Title: Trabalho cooperativo e a aprendizagem do português língua não materna
Author: Nunes, Renata Manuela de Sousa Moreira de Barros Rosário e
Abstract: O presente projecto tem como principal objectivo a intervenção em Português língua não materna numa perspectiva de escola inclusiva, assente na metodologia do trabalho cooperativo e no trabalho de grupo. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, realizado através da aplicação de testes sociométricos, na entrevista e na pesquisa documental de modo a caracterizar a situação da intervenção e posterior avaliação. Tendo como base a investigação-acção que permite ao professor reflectir sobre a sua prática pedagógica, a metodologia utilizada centrou-se no trabalho cooperativo e na aprendizagem cooperativa. Os resultados obtidos com esta intervenção apontam para a necessidade de mudança nas práticas pedagógicas no sistema de ensino português face às dificuldades de integração e de domínio do Português dos alunos estrangeiros. Contudo, constatamos que através do trabalho cooperativo e da aprendizagem cooperativa e inclusiva, os alunos melhoram o seu desempenho escolar, obtendo maior sucesso escolar. Com este projecto podemos concluir que existe ainda a necessidade de formação de professores nestas duas áreas que apesar de serem tão diferentes assentam ambas nos mesmos pressupostos teóricos, baseados na integração e na inclusão numa perspectiva de escola para todos.The present project has as main objective the intervention in Portuguese second language in a perspective of inclusive school, based in the methodology of the cooperative work and the teamwork. It is about a work of qualitative nature, accomplished through the application of the sociometrics tests, in the interview and the documental research in order to characterize the situation of the intervention and posterior evaluation. Having as base the investigation-action that the professor allows to reflect on is pedagogical practical, the used methodology was centered in the cooperative work and the cooperative learning. The results obtained with this intervention point to the necessity of change in the practical’s pedagogical in the Portuguese system of education, face to the difficulties in integration and domain of the Portuguese language of the foreign students. However, we have found evidence that through the cooperative work and through the cooperative and inclusive learning, the students improve their school performance, obtaining bigger school success. With this project we can conclude that still exists the necessity of training the professors in these two areas, that although seem so different, both are based in the same theoretical presuppositions, in the integration and the inclusion in a perspective of school for all.
Description: Orientação: Maria Odete Emygdio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1552
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
Tese Renata Nunes CD.pdf 5.726Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account