Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas

DSpace/Manakin Repository

Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sanches, Isabel Rodrigues, orient.
dc.contributor.author Godinho, Suzana Maria da Silva Estrela
dc.date.accessioned 2012-01-13T16:50:04Z
dc.date.available 2012-01-13T16:50:04Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1551
dc.description Orientação: Isabel Sanches pt
dc.description.abstract Este Trabalho de Projecto, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Especial - Domínio cognitivo e Motor, tem como ponto de partida uma pesquisa teórica e empírica que fundamentou toda a caracterização da situação inicial e o delineamento das medidas do Plano de Acção. Procurámos através da metodologia da investigação-acção, assente numa programação/acção/reflexão sistemática e muito estruturada, realizar actividades desportivas inclusivas que promovessem aprendizagens significativas para os alunos em geral e para uma aluna considerada com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em particular, nas aulas de Educação Física e na actividade extra-curricular de Natação. As barreiras existentes à inclusão, nesta situação específica, foram em grande parte ultrapassadas, podendo afirmar ainda, que, se todos realmente quiserem, a educação inclusiva é uma utopia realizável que traz mais-valias para todos os que nela investem. pt
dc.description.abstract This Worl Project, concerning with the Master on Special Education - Cognitive and Motor Domain, takes as its starting point a theoretical and empirical research which substantiate all the inicial characterization and the measures of the Action Planning list, we tried using the methodology of action research, based on a schedule / action / reflection very systematic and structured to carry out activities inclusive sport that promote significant learning experiences for students in general and considered a student with special educational needs (SEN) in particular, in physical education classes and extracurricular activity of swimming. The barriers to inclusion, in this specific situation, have been largely overcome, and can still say that if everyone really wanted, inclusive education is an achievable utopia that brings added value to all who invest in it. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO INCLUSIVA pt
dc.subject NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.title Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
RELATORIO_Final_Suzana 18 VALORES.pdf 29.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account