As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas

DSpace/Manakin Repository

As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas

Show full item record

Title: As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
Author: Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
Abstract: A preocupação central desta pesquisa foi avaliar a utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica de professores dos cursos de Bacharelado em Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi conduzida com 100 professores fisioterapeutas que lecionam em quatro instituições de ensino da referida cidade, e com quatro coordenadores dos cursos de Fisioterapia das mesmas instituições. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos professores e uma entrevista semi-estruturada aos coordenadores de curso. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram a falta de formação profissional dos docentes fisioterapeutas para a utilização das novas tecnologias no ensino da Fisioterapia, visto que, apesar de a maioria dos professores ter acesso aos recursos tecnológicos, poucos fazem uso destas ferramentas em contexto educativo. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade dos recursos tecnológicos possa ser utilizada a favor do ensino da Fisioterapia, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.
Description: Orientadora: Maria das Graças Ataíde de Almeida
URI: http://hdl.handle.net/10437/1542
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação Dominique Babini.pdf 1.717Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account