As reflexões curriculares de Paulo Freire

DSpace/Manakin Repository

As reflexões curriculares de Paulo Freire

Apresentar o registro completo

Título: As reflexões curriculares de Paulo Freire
Autor: Scocuglia, Afonso Celso
Resumo: Este artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento, da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada “de-cima-para-baixo” e hegemônica.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1438
Data: 2005


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
Educacao06_scocuglia.pdf 131.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta