As reflexões curriculares de Paulo Freire

DSpace/Manakin Repository

As reflexões curriculares de Paulo Freire

Show full item record

Title: As reflexões curriculares de Paulo Freire
Author: Scocuglia, Afonso Celso
Abstract: Este artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento, da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada “de-cima-para-baixo” e hegemônica.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1438
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
Educacao06_scocuglia.pdf 131.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account