O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação

DSpace/Manakin Repository

O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação

Apresentar o registro completo

Título: O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
Autor: Gardou, Charles; Develay, Michel
Resumo: Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1434
Data: 2005


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
Educacao06_develai.pdf 156.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta