O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação

DSpace/Manakin Repository

O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação

Show full item record

Title: O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
Author: Gardou, Charles; Develay, Michel
Abstract: Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1434
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
Educacao06_develai.pdf 156.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account