Aprendizagem da leitura em crianças com dificuldade intelectual e desenvolvimental

DSpace/Manakin Repository

Aprendizagem da leitura em crianças com dificuldade intelectual e desenvolvimental

Show full item record

Title: Aprendizagem da leitura em crianças com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Author: Xavier, Ana Teresa Rodrigues Horta
Abstract: A presente investigação tem como objecto a aprendizagem e as práticas de leitura por parte de crianças com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Na revisão bibliográfica efectuada constata-se a existência de uma ligação intrínseca entre os processos cognitivos e a aprendizagem da leitura, sendo estes um factor determinante para a compreensão do processo de ler. Tivemos a preocupação de dar a conhecer os componentes implicados na leitura, nomeadamente a descodificação e a compreensão, a primeira das quais integra os processos cognitivos de âmbito fonológico. Salienta-se a interligação de ambas as componentes para a aquisição da técnica da leitura e os modelos e métodos de ensino da leitura que vão condicionar a sua aprendizagem. Procurou-se perceber quais as causas da dificuldade na aprendizagem da leitura em crianças com DID, bem como a influência de diferentes métodos na aprendizagem da leitura. Três objectivos/preocupações nortearam a investigação: a) identificar quais os processos cognitivos implicados nas dificuldades da leitura em crianças com DID e sem DID; b) identificar os processos fonológicos envolvidos na aprendizagem da leitura em crianças com DID e sem DID; c) identificar se o método de ensino que o professor utiliza para ensinar a ler tem influência na aprendizagem de crianças com DID e sem DID. Para responder à questão de partida procedeu-se a um estudo quase experimental e comparativo. A dimensão empírica desta investigação assentou numa amostra constituída por doze alunos e seis professores de duas escolas do ensino público. Dos alunos, 8 não tinham DID (4 do 1º ano de escolaridade e 4 do 3º ano de escolaridade), e 4 tinham DID (2 do 4º ano de escolaridade e 2 do 5º e o 7º ano de escolaridade). Aos dois alunos com DID do 4º ano de escolaridade, foi aplicada uma intervenção pedagógica de reforço da aprendizagem da leitura durante 14 sessões. Os restantes alunos constituíram o grupo de controlo. Os resultados obtidos a partir da aplicação da bateria de testes, antes e após a intervenção, permite-nos percepcionar que as dificuldades na aprendizagem da leitura possivelmente, estarão mais relacionadas com os processos fonológicos e não tanto com os processos cognitivos.
Description: Orientador : Vítor Cruz
URI: http://hdl.handle.net/10437/1351
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Dissertacao.pdf 1.478Mb PDF View/Open
Anexo 1_ pedido_autorização_alunos.pdf 125.8Kb PDF View/Open
Anexo 2 - Graffar.pdf 143.6Kb PDF View/Open
Anexo 2a Graffar.pdf 54.11Kb PDF View/Open
Anexo 3_mod_I.pdf 49.03Kb PDF View/Open
Anexo 4_mod_II.pdf 47.95Kb PDF View/Open
Anexo 5_reconstrução_silabica.pdf 100.0Kb PDF View/Open
Anexo 6_segmentação_silabica.pdf 62.56Kb PDF View/Open
Anexo 7_reconstrução_fonemica.pdf 59.73Kb PDF View/Open
Anexo 8_segmentação_fonemica.pdf 62.55Kb PDF View/Open
Anexo 9_palavras_pseudopalavras.pdf 63.99Kb PDF View/Open
Anexo 10 _questionário_professores.pdf 144.6Kb PDF View/Open
Anexo11_actividades_desenvolvidas.pdf 592.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account