O impacto da internet na gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas

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O impacto da internet na gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas

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dc.contributor.advisor Ferreira, Eduardo Manuel Machado de Morais Sarmento, orient.
dc.contributor.author Costa, António Fernando Rodrigues da
dc.date.accessioned 2011-07-28T11:26:42Z
dc.date.available 2011-07-28T11:26:42Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1336
dc.description Orientação: Eduardo Sarmento pt
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objective o estudo da problemática das alterações induzidas pela internet na gestão comercial das unidade hoteleiras portuguesas. O estudo desenvolveu-se em duas fases. Na primeira, através de pesquisa e revisão bibliográfica, procedeu-se aà teorização dos conceitos e técnicas abordadas. A segunda assentou num trabalho de investigação realizado em duas vertentes: a primeira, onde se procurou conhecer a situação vivida através da recolha de dados sobre os sítios das unidades hoteleiras da amostra considerada; a segunda, onde se procurou, através da técnica Delphi, avaliar as perspectivas da evolução dessa mesma realidade. O trabalho realizado evidenciou que a internet, enquanto canal de comunicação e de comercialização, induziu alterações significativas, ainda que em diferentes graus, na forma de realizar a gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas. Alterações que se traduziram, no essencial, na: crescente importância da gestão da relação com os clientes; maior complexidade das políticas de produto e de preços; forte aceleração da acção comercial. Ou seja, a internet induziu não só a necessidade de redefinição do posicionamento das unidades hoteleiras portuguesas, bem como da forma destas realizarem o trabalho comercial. pt
dc.description.abstract This work aims to study the issues around the changes introduced by the internet in the management of marketing of the portuguese hotel units. The study was done in two phases. First by researching and consulting the literature, setting the concepts theory and approach techniques. The second phase was based on a research work following two aspects: in the first instance trying to understand the existing situation through the collection of data regarding the location of the hotel units in the sample used; and secondly we tried, through the Delphi technique, to assess the evolution perspectives of that same reality. This study proved that the internet, as a communication and marketing channel brought about significant changes, although in various degrees, on how marketing management of the Portuguese hotel units is done. These changes were essentially reflect, the increasing importance of client relationship management; the greater complexity of the product and price policies; strong increase in the marketing action. That is, internet has not only introduced the need to redefine the standpoint of the Portuguese hotel units but also how they carry out their marketing activity. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject TURISMO pt
dc.subject GESTÃO DE EMPRESAS pt
dc.subject HOTELARIA pt
dc.subject INTERNET pt
dc.subject PORTUGAL pt
dc.subject TOURISM en
dc.subject BUSINESS MANAGEMENT en
dc.subject HOTEL INDUSTRY en
dc.subject GESTÃO COMERCIAL pt
dc.subject MESTRADO EM TURISMO pt
dc.subject COMERCIALIZAÇÃO pt
dc.subject COMMERCIALISATION en
dc.subject GESTÃO HOTELEIRA pt
dc.subject HOTEL MANAGEMENT en
dc.title O impacto da internet na gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas pt
dc.type masterThesis pt


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