O trabalho em equipas docentes e o desenvolvimento da Educação Física

DSpace/Manakin Repository

O trabalho em equipas docentes e o desenvolvimento da Educação Física

Show simple item record

dc.contributor.advisor Clímaco, Maria do Carmo, orient.
dc.contributor.author Nobre, José António Cordeiro Martins
dc.date.accessioned 2011-07-15T12:46:29Z
dc.date.available 2011-07-15T12:46:29Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1323
dc.description Orientação: Maria do Carmo Clímaco pt
dc.description.abstract O sucesso das respostas aos novos desafios, exigências e expectativas que, nos dias de hoje, recaem sobre a escola, parece depender da concepção das estratégias organizacionais que globalmente a escola define, tendo em conta as características do contexto e das populações que serve. Depende por isso do modo como os actores chave se organizam e trabalham. Os modos de entender o trabalho docente em equipa prenunciam formas de entender a acção educativa e de conduzir a aprendizagem dos alunos. Tomando como ponto de partida as nossas experiências profissionais, este trabalho constitui uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento da Educação Física, baseada na escola e sustentada na organização do trabalho dos seus professores. Elaborando uma síntese dos principais problemas do seu desenvolvimento discutem-se as possibilidades e as vantagens da organização do trabalho dos professores em equipas, num contexto organizacional marcado por avanços e retrocessos nos processos de descentralização e atribuição de autonomia às escolas. Enquadra-se a organização do trabalho docente no âmbito das culturas de escola. Revisita-se o conceito de trabalho em equipa, distinguindo-o da simples participação nas estruturas da escola, realçando a sua importância na construção e gestão de conhecimento profissional através do estabelecimento de parcerias sinérgicas, onde o desempenho de papéis de liderança tem uma enorme importância pt
dc.description.abstract Successful responses to the new challenges, demands and expectations that currently are ascribed to schools seem to depend on the design of organizational strategies that broadly define the school, taking into account the characteristics of its context and the population it serves. Therefore, their success depends on how the key players are organized and work. The ways of perceiving the teaching team work forecast the ways of understanding the educational activity and how to lead learning. Starting from our own professional experience, this study is a reflection on the school based development of physical education, sustained by the organization of their teachers’ work. On organizing a summary of the major problems found in the development of this subject, we discuss the feasibilities and the gains got from the organization of teachers' teamwork, in an organizational context marked by promises and setbacks in the processes of decentralization and schools autonomy. The organization of teaching is to be seen as part of the school culture. We review the concept of teamwork as distinct from mere participation in the structures of the school, and its importance in the construction and management of professional knowledge will be highlighted by the establishment of synergistic partnerships, in which the performance of leadership roles is of the greatest importance. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject CULTURA ORGANIZACIONAL pt
dc.subject ORGANIZAÇÃO ESCOLAR pt
dc.subject TRABALHO DE EQUIPA pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION TEACHING en
dc.subject ORGANIZATIONAL CULTURE en
dc.subject SCHOOL ORGANIZATION en
dc.subject TEAM WORK en
dc.subject TEACHERS en
dc.subject SPORT en
dc.title O trabalho em equipas docentes e o desenvolvimento da Educação Física pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese de Mestrado- José Nobre_03Jan2011.pdf 660.1Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account