Educação para todos e com todos : intervenção num grupo/turma que inclui um aluno com défice cognitivo

DSpace/Manakin Repository

Educação para todos e com todos : intervenção num grupo/turma que inclui um aluno com défice cognitivo

Show simple item record

dc.contributor.author Brasil, Joana Braga Gomes Xara
dc.date.accessioned 2011-05-18T17:43:22Z
dc.date.available 2011-05-18T17:43:22Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1178
dc.description Orientação: Isabel Sanches pt
dc.description.abstract Advogando a adopção de práticas inclusivas, o movimento da “escola para todos”, preconiza o atendimento à diversidade de alunos hoje existente nas escolas. Práticas de aprendizagem cooperativa, partindo da heterogeneidade de saberes, são consideradas como uma mais-valia geradora de sucesso para todos. No entanto, não tem sido fácil romper com o modelo de escola tradicional, na adopção de novas práticas que,por desconhecimento ou resistência à mudança, são consideradas mera teoria. Com este estudo, procurou-se implementar tais práticas, na tentativa de dar resposta a um problema real. Entendendo que um aluno de 9 anos de idade, no 4º ano de escolaridade que,não sabendo ler ou escrever, devido a um défice cognitivo, deve estar incluído na sala de aula, partilhando com os colegas as actividades académicas, deu-se início à caraterização da situação sobre a qual se pretendia intervir. Para tal, recorreu-se à sociometria, pesquisa documental, observação naturalista e entrevista à professora da turma. Seguidamente foi elaborado um plano de acção constituído por actividades a implementar num contexto de aprendizagem cooperativa, recorrendo ao agrupamento heterogéneo, diferenciação pedagógica e ensino em parceria. Numa linha de investigação-acção, foram dinamizadas sessões semanais durante um período de 4 meses. A partir do registo dos momentos de planificação, acção, avaliação e reformulação, foi possível interpretar os resultados obtidos. Ao longo deste trabalho, contou-se com a participação de todos os alunos, não obstante as diferenças existentes, inclusivé as do aluno em causa. Os conflitos entre pares diminuíram e a cooperação tomou forma, contribuindo para aquisições ao nível académico e socioafectivo. Também a família e o A.T.L., enquanto parceiros deste trabalho, reconheceram as aquisições inequívocas, no que diz respeito ao nível do desenvolvimento e comportamento do aluno. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO INCLUSIVA pt
dc.subject DÉFICE COGNITIVO pt
dc.subject APRENDIZAGEM COOPERATIVA pt
dc.subject INCLUSIVE EDUCATION en
dc.subject COGNITIVE DEFICIT en
dc.subject COOPERATIVE LEARNING en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.title Educação para todos e com todos : intervenção num grupo/turma que inclui um aluno com défice cognitivo pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Microsoft Word - Mestrado 1.pdf 8.315Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account