Inclusão ideal e inclusão real : estudo de caso com professoras de crianças surdas em uma escola regular de João Pessoa – PB

DSpace/Manakin Repository

Inclusão ideal e inclusão real : estudo de caso com professoras de crianças surdas em uma escola regular de João Pessoa – PB

Show simple item record

dc.contributor.advisor Mendonça, Otávio Machado Lopes de, orient.
dc.contributor.author Lima, Kyssia Augusto de Queiroz
dc.date.accessioned 2011-05-17T15:04:23Z
dc.date.available 2011-05-17T15:04:23Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1169
dc.description Orientador Científico: Otávio Machado L. Mendonça Co-Orientador Científico: Isabel Sanches pt
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar as condições de inclusão educacional de crianças surdas em uma escola regular, a partir dos relatos de professoras que vivenciam essa prática. Para coletar informações a esse respeito, foram realizadas junto às participantes entrevistas de caráter semi-estruturado. No tratamento a esses dados foram descritas as condições de inclusão existentes na escola (campo de pesquisa), como também os significados elaborados pelas participantes acerca do aluno surdo e da inclusão do mesmo na escola regular. Os dados foram coletados em uma amostra de cinco professoras de classes regulares que possuem alunos surdos. Esses dados foram submetidos a uma análise de conteúdo manual dos mesmos no modelo de Bardin (2002). Os resultados apontam para uma visão predominantemente negativa das condições de inclusão oferecidas pela escola, consideradas como inadequadas. Isto é agravado pela insuficiência em termos de capacitação dos professores para o trabalho inclusivo. Observa-se, pois, do ponto de vista das participantes, a existência de uma discrepância entre os modelos legal e real de inclusão das crianças surdas em escola regular, que se manifesta em diversos aspectos da prática pedagógica nesse contexto. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject SURDEZ pt
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.subject DEAFNESS en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject CRIANÇAS pt
dc.subject CHILDREN en
dc.subject BRASIL pt
dc.subject BRAZIL en
dc.title Inclusão ideal e inclusão real : estudo de caso com professoras de crianças surdas em uma escola regular de João Pessoa – PB pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação kyssia.pdf 529.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account