Jovens, cultura popular e consumo massificado : Um estudo sobre a Festa do Rosário de Pombal

DSpace/Manakin Repository

Jovens, cultura popular e consumo massificado : Um estudo sobre a Festa do Rosário de Pombal

Show simple item record

dc.contributor.advisor Storni, Maria Otilia Telles, orient.
dc.contributor.author Sousa, Sônia Maria Batista de
dc.date.accessioned 2011-05-12T19:46:55Z
dc.date.available 2011-05-12T19:46:55Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1151
dc.description Orientador: Maria Otilia Telles Storni ; Co-orientador: António Teodoro pt
dc.description.abstract O objeto dessa pesquisa é o estudo da juventude e sua inserção ou não na cultura do consumo massificado pós-moderno no cenário histórico tradicional da Festa do Rosário, que tem mais de cem anos de existência na cidade de Pombal/PB. O problema desta investigação foi sintetizado pela seguinte pergunta: Quais são as representações simbólicas dos jovens de ensino médio a respeito da comparação entre a cultura tradicional e do consumo moderno, que vêm sendo mescladas na Festa do Rosário de Pombal/PB? Descobrimos que o consumismo foi incorporado às tradições históricas desta cidade através da prática imperativa de se medir simbolicamente a posição das pessoas pelo que elas supostamente têm e pelo que elas “podem” comprar e exibir, especialmente no decorrer das comemorações da festa do Rosário. Esta mentalidade reproduz a radiografia da sociedade de Pombal/PB, que é baseada em dois pólos, os ricos e pobres, que hoje são representados pelos que “podem” consumir e os que supostamente não têm poder aquisitivo. Em suma, as tradições deste contexto social foram traduzidas para os tempos modernos e de cultura de consumo. Os autores que inspiraram esta pesquisa foram: Gramsci (1986 e 1989), Martín-Barbero (1997), Canclini (1995), Featherstone (1995), Debord (1997), Hall (1996 e 1999), Dupas (1999), além de Seixas (2004), o historiador de Pombal, entre outros. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject CONSUMISMO
dc.subject REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
dc.subject CULTURA POPULAR
dc.subject BRASIL
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject CONSUMERISM en
dc.subject SOCIAL REPRESENTATIONS en
dc.subject POPULAR CULTURE en
dc.subject BRAZIL en
dc.title Jovens, cultura popular e consumo massificado : Um estudo sobre a Festa do Rosário de Pombal pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Sônia_disseratção.pdf 4.958Mb PDF View/Open Dissertacao

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account