Transição para a vida activa e inclusão de uma aluna com défice cognitivo

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Transição para a vida activa e inclusão de uma aluna com défice cognitivo

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dc.contributor.author Vitorino, Maria Virgínia Felisberto Roque Leal
dc.date.accessioned 2011-05-11T15:31:01Z
dc.date.available 2011-05-11T15:31:01Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1144
dc.description Orientadora: Maria Odete Emygdio da Silva
dc.description.abstract O professor de educação especial, guiando os seus alunos, incluindo os que têm necessidades educativas especiais, deve ser como o maestro a dirigir os músicos numa orquestra, cada qual tocando o seu instrumento. Sempre que haja diferentes estilos de aprendizagem e ritmos de trabalho, a diferenciação inclusiva deve ocorrer inevitavelmente na sala de aula. Assim, cada tarefa deve ser executada por todos os alunos, cada um trabalhando de acordo com as suas capacidades. Em conjunto, o aluno aprende a partilhar tarefas, a respeitar o outro e a si próprio, ficando mais apto para a vivência na comunidade circundante. Os jovens com défice cognitivo são cidadãos que usufruem de direitos e cumprem deveres como qualquer outro jovem. Conhecedores deste facto, interviemos junto de uma aluna de 17 anos que frequenta um Centro Educacional e reside numa Instituição. A intervenção, fundamentada nos fundamentos conceptuais e nos procedimentos da investigação-acção, que teve lugar no seio de um grupo de sete alunos com problemáticas várias, decorreu no âmbito da área do desenvolvimento vocacional e numa perspectiva de transição para a vida activa. Orientámos a intervenção numa perspectiva dinâmica e circular de acção e reflexão, de acordo com os pressupostos que referimos. Traçámos os objectivos e estabelecemos um plano de acção. Procedemos ao registo semanal de todas as tarefas realizadas durante quatro meses, para que de um modo sistemático, pudéssemos agir de forma coerente, mediar a intervenção e reformular estratégias. Podemos concluir que a intervenção decorreu com sucesso, uma vez que atingimos os objectivos traçados relacionados com o desenvolvimento de tarefas de transição para a vida activa e a promoção do trabalho de grupo. pt
dc.format application/pdf
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dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject DÉFICE COGNITIVO
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.subject COGNITIVE DEFICIT en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.title Transição para a vida activa e inclusão de uma aluna com défice cognitivo pt
dc.type masterThesis pt


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