Formação inicial em serviço: análise do programa da URCA na percepção dos professores – alunos

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Formação inicial em serviço: análise do programa da URCA na percepção dos professores – alunos

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dc.contributor.author Noronha, Ana Noêmia Coelho
dc.date.accessioned 2011-05-10T19:55:36Z
dc.date.available 2011-05-10T19:55:36Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1135
dc.description Orientador Científico: António Teodoro pt
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos egressos do Curso de Licenciatura Plena da URCA, sob os impactos da formação inicial em serviço, na prática docente. Encontramos na abordagem qualitativa a metodologia adequada para alcançar nossos objetivos e responder às questões levantadas. Portanto, a pesquisa qualitativa possibilitará compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Escolhemos como amostra o universo de 09 professores da rede municipal de Crato, egressos do programa de formação em serviço da URCA, que desenvolvem suas atividades profissionais no campo e na cidade, com experiências de vida diferenciada, professores em efetiva regência de classe. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevista parcialmente estruturada. Os resultados alcançados levam-nos a perceber que o Curso de Licenciatura Plena da URCA significou uma oportunidade para elevar o nível de formação e melhorar a atuação profissional dos professores. As motivações para a realização do curso estão relacionadas à atual legislação, que estabelece um prazo para que todo professor da Educação Básica, exceto educação infantil, tenha curso superior. A duração de apenas dois anos foi colocada como fator de insatisfação, tendo algumas áreas conteúdos fragmentados e aligeirados, acompanhados de um distanciamento entre formação e a realidade da escola. Embora o projeto do curso ressalte a relação teoria e prática, os professores investigados não perceberam-na no decorrer do curso. O pouco tempo dedicado ao estudo foi apontado como dificuldade para o aprofundamento dos conteúdos. Os resultados revelam que o Programa de Licenciatura Plena da URCA significou uma oportunidade para que os professores elevassem o nível de formação. No entanto, precisa ser revisto, no sentido de promover uma sólida formação teórica e a reflexão da prática docente na perspectiva da ação refletida e transformadora mediada pelo conhecimento. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject POLÍTICA EDUCATIVA pt
dc.subject PRÁTICAS PROFISSIONAIS pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.title Formação inicial em serviço: análise do programa da URCA na percepção dos professores – alunos pt
dc.type masterThesis pt


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Ana Noêmia_dissertação.pdf 609.2Kb PDF View/Open

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