Desafios de uma escola inclusiva : um estudo sobre as opiniões dos gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, de uma escola da rede pública municipal

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Desafios de uma escola inclusiva : um estudo sobre as opiniões dos gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, de uma escola da rede pública municipal

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Title: Desafios de uma escola inclusiva : um estudo sobre as opiniões dos gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, de uma escola da rede pública municipal
Author: Rodrigues, Antonio de Lellis Ramos
Abstract: Mediante a perspectiva da escola inclusiva que visa colocar no ambiente escolar todos os alunos para terem seus direitos garantidos e oportunidade de acesso e sucesso no ensino, conforme orientação da Constituição Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), o alcance legítimo desse direito enfrenta desafios que são postos à escola brasileira em geral e à escola lugar da investigação em especial. Procuramos compreender, à luz dos questionamentos feitos por Booth e Ainscow (2011) em sua obra Index, as opiniões dos gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, de uma escola da rede pública municipal do município de Jacundá-Pará, tomando como fundamentação teórica um referencial que demonstre as características de uma escola inclusiva com base no direito à educação proposta pelos dispositivos legais, nos quais se pautam os princípios da Escola Inclusiva. Esta investigação, com ênfase no estudo de caso, procura desvelar como se apresenta esta escola frente aos desafios da inclusão dos alunos da rede municipal do ensino fundamental que estão regularmente matriculados e frequentando a escola lugar da investigação. A coleta de dados ocorreu por meio de inquérito por questionários aplicado a gestores, professores, alunos de sexto ao nono ano do ensino fundamental e pais de alunos da escola municipal de Jacundá-Pará. A equipe diretiva da escola apresentou um discurso considerado inclusivo quando concordam com a existência de oferta de ensino e aprendizagem adequada a todos os alunos neste nível de ensino; os professores apontaram para um percurso formativo que levará a escola a se tornar inclusiva, bem como os alunos e seus familiares também responderam nesse viés de busca a escola inclusiva. A informação recolhida demonstrou que ainda existe descredito em relação a inclusão, tendo em vista um currículo que oportunize a inclusão de todos os alunos no enfrentamento as suas fragilidades e diferenças individuais. Percebemos o interesse de grande parcela da comunidade escolar pela aprendizagem dos alunos, dado que contribuirá na rentabilização de uma proposta de inclusão escolar e justifique o esforço suplementar do município na disponibilização de apoio para a manutenção deste espaço escolar, assim como na formação contínua dos professores, para que se tornem mais proficientes em suas especialidades.Through the perspective of the inclusive school, which aims to place in the school environment all students for having their rights guaranteed to education and opportunity for access and success in teaching, in accordance with the Brazilian Constitution of 1988 and the National Education Guidelines and Bases (Law Nº. 9394/96), the legitimate scope of this right faces challenges that are put to the Brazilian school in general and the school place of research in particular. In light of the questions raised by Booth e Ainscow (2011) in his work Index, we seek to know the opinions of managers, teachers, students and family members of a public school in the municipality of Jacundá-Pará, based on theory a framework that demonstrates the characteristics of an inclusive school based on the right to education proposed by the legal provisions, in which the principles of the Inclusive School are based. This research, with emphasis in the case study, to unveil how this school presents itself in front of the challenges of including all students of the municipal network of elementary education who are regularly enrolled and attending the school place of research. Data were collected through a questionnaire survey applied to a general manager, a pedagogical coordinator and a school supervisor, forty-one teachers, one hundred and twenty students from sixth to ninth grade and one hundred and nineteen the municipal school of Jacundá-Pará. The school's management team presented an inclusive speech when they agreed that there was an adequate offer of teaching and learning to all students at this level of education; the teachers pointed to a formative course that supposedly will lead the school to become inclusive, as well as the students and their families also responded in this search bias to the inclusive school. Participants were informed of the assumptions advocated by inclusive education, namely in terms of greater temporal availability, promotion of participation, school success of all students and support to the teacher to reach this training path in order to build an inclusive school, however. Survey has shown that there is still discredit regarding the unrestricted inclusion of all students with a view to a specific curriculum that allows the inclusion of all students in addressing their individual weaknesses and differences. We perceive the interest of a large part of the school community by the students' learning, since it will contribute to the profitability of a proposal for school inclusion and justify the additional effort of the municipality in providing support for the maintenance of this school space, as well as in the ongoing training of teachers, so that they become more proficient in their specialties.
Description: Orientação: Isabel Rodrigues Sanches
URI: http://hdl.handle.net/10437/10132
Date: 2020


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