Educação profissional na Ibiapaba : novas perspectivas para o mercado de trabalho no estado do Ceará – Brasil

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Educação profissional na Ibiapaba : novas perspectivas para o mercado de trabalho no estado do Ceará – Brasil

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Title: Educação profissional na Ibiapaba : novas perspectivas para o mercado de trabalho no estado do Ceará – Brasil
Author: Soares, Aldânia Maria de Melo Lima
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo compreender a percepção dos professores sobre a integração curricular no Ensino Médio Integrado da Serra da Ibiapaba, buscando em suas falas, como percebem a interdisciplinaridade e a integralidade nas escolas pesquisadas e a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A Educação Profissional foi implantada no Estado do Ceará-Brasil no ano de 2008, objetivando disponibilizar aos jovens uma educação de qualidade, além de oportunizar à sociedade profissionais com qualidade e com competência eficaz para desenvolver várias funções na economia e consequentemente no mercado produtivo. A partir do estudo realizado, da análise das entrevistas e dos documentos institucionais, podemos concluir que a organização curricular está estruturada na integração dos conteúdos das disciplinas entre as áreas técnica e geral, desenvolvidos de forma interdisciplinar pela pedagogia de projetos, havendo dessa forma a integralidade dos conhecimentos conferindo sentido de unidade para os educandos.The aim of this dissertation is to understand the teachers 'perception about curricular integration in the Integrated High School of the Serra da Ibiapaba, searching in their lines, how they perceive interdisciplinarity and comprehensiveness in the schools studied and the students' insertion in the job market. The Professional Education was implemented in the State of Ceará-Brazil in 2008, aiming to make available to young people a quality education, as well as to provide society with professionals with quality and with effective competence to develop various functions in the economy and consequently in the productive market. From the study carried out, from the analysis of interviews and institutional documents, we can conclude that the curricular organization is structured in the integration of the contents of the disciplines between the technical and general areas, developed in an interdisciplinary way by the pedagogy of projects, thus having the integrality knowledge giving a sense of unity to learners.
Description: Orientação: Marisa Pascarelli Agrello ; co-orientação: José Brás
URI: http://hdl.handle.net/10437/10091
Date: 2019


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Dissertação Final Revisada (2) 12 de junho.pdf 3.474Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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