Satisfação e motivação no trabalho no setor de transporte de pessoas em veículos ligeiros

DSpace/Manakin Repository

Satisfação e motivação no trabalho no setor de transporte de pessoas em veículos ligeiros

Show full item record

Title: Satisfação e motivação no trabalho no setor de transporte de pessoas em veículos ligeiros
Author: Andrade, Carlos Nuno Tavares
Abstract: A satisfação e motivação profissional têm sido um tema recorrente para estudos e investigações, com vista em medir as consequências que podem proporcionar a qualidade de vida dos trabalhadores a satisfação e motivação nas organizações com reflexo positivo no aumento da produtividade. O objetivo principal desta dissertação, centra-se no estudo sobre a satisfação e motivação no trabalho dos motoristas entre os grupos profissionais de táxis e motorista transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaraterizados a partir de plataforma eletrónica, designado pela sigla (TVDE) no distrito de Lisboa a fim de concluir, quais os motoristas mais motivados e satisfeitos de ambos os grupos. Na pesquisa empírica, a metodologia de investigação utilizada foi o estudo de caso com recurso de inquéritos realizados aos dois grupos de profissionais. O estudo foi realizado entre os motoristas dos dois grupos, (taxitas e motoristas TVDE), que nos deu a possibilidade de comparar a satisfação e motivação no trabalho de motorista entre os dois grupos. Neste caso específico foi utilizado com adaptação o modelo de Job Diagnostic Survey, de Hackman & Oldham. A investigação contou com uma amostra total de 201 motoristas, sendo que 99 correspondem aos motoristas TVDE, 83 representam os motoristas de táxi, e os restantes 19 correspondem aos motoristas que prestam serviço em ambas as categorias. Os resultados obtidos com este trabalho mostraram que existem diferenças entre os dois grupos profissionais de motorista transporte de passageiros em veículos ligeiros no que diz respeito à satisfação e motivação entre eles, contudo os grupos de profissionais em estudo apresentam em várias varáveis muitas semelhanças no âmbito da satisfação e motivação no trabalho de motorista. Com base nos resultados obtidos e nas sugestões referidas pelos motoristas, permitem-nos propor melhorias para ambos grupos profissionais que visam aumentar, progressivamente, os níveis de satisfação e de motivação no trabalho de motorista.Satisfaction and professional motivation have been a recurring theme for studies and investigations, with a view to measuring the consequences that can provide the quality of life of workers satisfaction and motivation in organizations with a positive impact on productivity increase. The main objective of this dissertation is to study the satisfaction and motivation in the work of drivers between the professional groups of taxis and drivers, individual and paid passenger transportation in vehicles decharacterized from an electronic platform, known by the acronym (TVDE) in the Lisbon district in order to conclude, which drivers are the most motivated and satisfied of both groups. In the empirical research, the methodology used was the case study with the use of surveys conducted to both groups of professionals. The study was conducted among the drivers of both professional groups (taxi drivers and TVDE), which gave us the possibility to compare satisfaction and motivation in the work of driver between the two groups. In this specific case, the Job Diagnostic Survey model of Hackman & Oldham was adapted. The research had a total sample of 201 drivers, of which 99 corresponded to the TVDE drivers, 83 represented the taxi drivers, and the remaining 19 corresponded to the drivers who provided service in both categories. The results obtained with this work showed that there are differences between the two professional groups of passenger car drivers in light vehicles with respect to satisfaction and motivation among them, however the groups of professionals under study present in many variables many similarities in the scope of the satisfaction and motivation in the work of a driver. Based on the results obtained and on the suggestions mentioned by the drivers, they allow us to propose improvements for both professional groups that aim to progressively increase levels of satisfaction and motivation in the work of a driver.
Description: Orientação: António Augusto Teixeira da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/10077
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese_Final_Carlos_Andrade.pdf 2.661Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account