Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior: uma revisão da literatura

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Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior: uma revisão da literatura

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Title: Tendências recentes da investigação internacional sobre pedagogia do ensino superior: uma revisão da literatura
Author: Ó, Jorge Ramos do; Almeida, Marta; Viana, Joana; Sanches, Tatiana; Paz, Ana Luísa
Abstract: O artigo visa analisar a expressão que a pedagogia do ensino superior vem assumindo na investigação. Para esse efeito, tomou-se como ponto de partida e inspiração metodológica o trabalho realizado por Kuzhabekova, Hendel & Chapman (2015). Neste, os autores analisam a produção científica entre 2002 e 2011, tendo como foco as publicações que se dedicam a temáticas sobre o ensino superior. No estudo são elencadas as revistas com maior número de artigos neste âmbito; os anos com mais publicações, os investigadores mais prolixos, apresentando ainda um mapeamento dos países de origem e afiliação institucional. No trabalho ora apresentado, afunilou-se a temática, circunscrevendo a análise aos textos que versam sobre pedagogia do ensino superior, área a requerer um investimento acentuado, quer pelos desafios que se colocam atualmente a este nível de ensino, quer pela necessidade de (re)pensar a formação pedagógica dos docentes que aí atuam. Para este efeito, a análise compreendeu uma pesquisa exaustiva dos artigos publicados entre 2012 e 2018, nas dez principais publicações identificadas no estudo anterior. Os resultados mostram que o pico de publicações se deu em 2014, tendo vindo a decrescer nos últimos anos, sendo a revista que mais se destaca a Teaching in Higher Education. A maior percentagem de artigos provém do Reino Unido, país com grande tradição na formação pedagógica dos seus docentes, seguindo-se a Austrália e os EUA.The article aims to analyze the expression that higher education pedagogy has been assuming in research. For this purpose, the work done by Kuzhabekova, Hendel & Chapman (2015) was taken as a starting point and methodological inspiration. In this paper, the authors analyze the scientific production between 2002 and 2011, selecting publications that focus on the themes of higher education. In the study, the journals with the highest number of articles in this field are listed, the years with the most publications, the most prolix researchers, and a mapping of their countries of origin and institutional affiliation. In the work presented here, the topic was narrowed down, circumscribing the analysis to texts that deal with pedagogy of higher education, an area that requires a significant investment, both by the challenges that are currently posed at this level of education, and by the need to (re)think about the pedagogical formation of the teachers who work there. For this purpose, the analysis comprised an exhaustive survey of the articles published between 2012 and 2018, in the ten main publications identified in the previous study. The results show that the peak of publications occurred in 2014, having declined in recent years, with the most prominent magazine being Teaching in Higher Education. The highest percentage of articles comes from the United Kingdom, a country with a long tradition in the pedagogical training of its teachers, followed by Australia and the USA.Cet article propose analyser l’expression que la pédagogie de l’enseignement supérieur a donnée dans la recherche. Pour ce but, le travail réalisé par Kuzhabekova, Hendel & Chapman (2015) a été pris comme point de départ et inspiration méthodologique. Dans ce travail, les auteurs analysent la production scientifique entre 2002 et 2011, en se concentrant sur les publications consacrées à la thematique de l’enseignement supérieur. L’étude présente les revues qui contiennent le plus grand nombre d’articles dans ce domaine; les années avec plus de publications, les chercheurs les plus prolixes, ainsi qu’une cartographie des pays d’origine et de l’affiliation institutionnelle. Dans ce travail, le thème s’est rétréci en se limitant aux textes traitant de la pédagogie de l’enseignement supérieur, domaine à investir fortement, tant par les défis qui se posent actuellement à ce niveau d’enseignement, soit par la nécessité de (ré)penser la formation pédagogique des enseignants qui y travaillent. Pour cela, l’analyse comprenait une recherche approfondie des articles publiés entre 2012 et 2018 dans les dix principales publications identifiées dans l’étude précédente. Les résultats montrent que le pic de publications a été atteint en 2014 et qu’elles ont diminué ces dernières années, le magazine le plus remarquable étant Teaching in Higher Education. La plus grande partie des articles provient du Royaume-Uni, pays qui a une large tradition sur la formation pédagogique de ses enseignants, suivie de l’Australie et des États-Unis.El artículo busca analizar la expresión que la pedagogía de la enseñanza superior viene asumiendo en la investigación. Para ello, se tomó como punto de partida e inspiración metodológica el trabajo realizado por Kuzhabekova, Hendel & Chapman (2015). En este trabajo, los autores analizan la producción científica entre 2002 y 2011, teniendo como foco las publicaciones que se dedican a temáticas sobre la enseñanza superior. En el estudio, se enumeran las revistas con mayor número de artículos en este ámbito, los años con más publicaciones, los investigadores más prolíficos, presentando un mapeamiento de sus países de origen y afiliación institucional. En el trabajo presentado, se afinó la temática, circunscribiendo el análisis a los textos que versan sobre pedagogía de la enseñanza superior, área a requerir una inversión acentuada, tanto por los desafíos que se plantean actualmente a este nivel de enseñanza, o por la necesidad de (re)pensar la formación pedagógica de los docentes que allí actúan. Para ello, el análisis comprendió una investigación exhaustiva de los artículos publicados entre 2012 y 2018, en las diez principales publicaciones identificadas en el estudio anterior. Los resultados muestran que el pico de publicaciones se dio en 2014, habiendo decrecido en los últimos años, siendo la revista que más se destaca la Teaching in Higher Education. El mayor porcentaje de artículos proviene del Reino Unido, país con gran tradición en la formación pedagógica de sus docentes, seguido de Australia y Estados Unidos.
URI: http://hdl.handle.net/10437/10018
Date: 2020


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